13/08/2019 09h46 - Atualizado em 13/08/2019 09h49

Operação Viagem Segura de Dia dos Pais registra 162 acidentes no Estado

No total, 19 pessoas morreram e 113 ficaram feridas em colisões
Por: Detran RS - Foto: Rodrigo Vicente / Acústica FM
Operação Viagem Segura de Dia dos Pais registra 162 acidentes no Estado

No final de semana do Dia dos Pais foi realizada a 105ª edição da Viagem Segura. Entre a zero hora de sexta-feira (09) e a meia-noite de domingo (11), DetranRS, Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM e Polícia Rodoviária Federal realizaram ações de fiscalização, buscando evitar comportamentos de risco no Trânsito. Foram fiscalizados 16.184 veículos nas vias do Rio Grande do Sul. Como resultado, foram autuadas 6.338 infrações e recolhidos 411 veículos e 123 carteiras de habilitação irregulares.

Apesar do esforço de fiscalização, mais uma vez a acidentalidade no trânsito foi alta. Em três dias, foram registrados 162 acidentes em todo Estado, que resultaram em 19 mortes e 113 pessoas feridas. Na edição do ano passado foram registradas 20 mortes nos três dias da operação, mas esse número chegou a 32, considerando os óbitos que ocorrem em até 30 dias pós-acidente.

Órgãos de fiscalização também realizaram 2.690 testes com etilômetro, que resultaram na autuação de 46 condutores, sendo oito enquadrados como crime e conduzidos a delegacias. Outros 83 condutores que se recusaram a soprar o bafômetro também foram autuados.

A diretora institucional do DetranRS , Diza Gonzaga, lamenta que este foi mais um fim de semana em que, pelo menos, 19 vidas foram perdidas no trânsito, muitas dela, talvez, em deslocamentos de filhos que iriam visitar seus pais. “Nós estamos trabalhando arduamente para mudar essa realidade, pois acreditamos que fiscalização eficiente, punição exemplar e, especialmente, educação continuada são os meios capazes de mudar comportamento a médio/longo prazo. Por isso, estamos reestruturando o projeto educativo do DetranRS para que os gaúchos e gaúchas possam voltar pra casa em segurança, sem tragédias, apenas com boas lembranças”.

Deixar um comentário