10/04/2019 01h33 - Atualizado em 10/04/2019 08h17

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 10 de abril na história.
Hoje na História

1912 - O Titanic, o navio mais seguro que já houvera sido construído, saía da Inglaterra para sua primeira e trágica viagem. Viagem que acabaria em 15 de abril após se chocar com um iceberg. O RMS Titanic foi um navio de passageiros britânico operado pela White Star Line, foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, gerando lendas que era supostamente "inafundável". Até hoje o Titanic permanece como um dos navios mais famosos da história, com seus destroços atraindo várias expedições de exploração ao longo dos anos.

1954 - Morria Auguste Lumiére, francês, inventor do cinematógrafo. Na descrição dos próprios inventores, tal aparelho permitia registar uma série de fotos em sequência, criando a ilusão do movimento que durante um certo tempo ocorre diante de uma lente fotográfica e depois reproduzir esse movimento, projetando as imagens animadas sobre uma tela ou parede.

1970 — Paul McCartney anunciava que estava deixando os Beatles por razões pessoais e profissionais. Milhões de fãs pelo mundo recebiam essa triste notícia neste dia: Os Beatles, uma das maiores bandas de todos os tempos, anunciava o seu fim. O término foi confirmado por Paul McCartney, que concedia uma entrevista para divulgar o seu primeiro trabalho solo. A declaração não foi feita de maneira direta e tampouco contou com a presença de outros membros do grupo, que ficaram bastante descontentes com a atitude de Paul.

2001 - A Holanda tornava-se o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia, sob certas condições, como a morte cerebral confirmada. A Eutanásia é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. No Brasil, a eutanásia é ilegal e considerada antiética pelo código de medicina, aqui, somente é aceita a ortotanásia que seria o processo de tratar os sintomas de uma doença - ainda que ela seja terminal - para melhorar a qualidade de vida. A ortotanásia seria deixar morrer, enquanto a eutanásia seria fazer morrer.

Que dia é hoje?

Dia da Engenharia militar

Dia do Engenheiro do Exército

Aniversariantes

Cecília Lemes – 59 anos - Cecília Lemes de Bortoli é uma atriz e dubladora brasileira. É notoriamente conhecida por ser no Brasil a segunda voz da Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) na série Chaves. Trabalho pelo qual ganhou o Prêmio Yamato de Melhor Dubladora de Coadjuvante na redublagem da série em 2006. Cecília foi homenageada em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História e pelo vereador Coronel Telhada em 12 de agosto de 2013.

Steven Seagal – 68 anos - Steven Frederic Seagal é um ator, produtor cinematográfico, roteirista, diretor e mestre de artes marciais estadunidense. Ele que é mestre de aikido, estrelou em vários filmes de artes marciais. E obteve grande popularidade quando vários de seus filmes, dentre eles “Dificil de Matar” se tornaram sucessos de bilheteria.

Gugu Liberato – 60 anos - Antônio Augusto Moraes Liberato é um apresentador de televisão, empresário, ator e cantor brasileiro. Gugu escrevia cartas para Silvio Santos sugerindo programas, que o contratou. Começou na televisão aos quatorze anos como assistente de produção do programa Domingo no Parque, apresentado por Silvio Santos no SBT. Gugu é considerado como um dos apresentadores mais consagrados da história da televisão brasileira. Ao longo da carreira construiu um império e acumulou uma fortuna estimada em 400 milhões de dólares (cerca de dois bilhões de reais).

Ricardo Macchi – 50 anos - É um ator e produtor cultural brasileiro, gaúcho de Porto Alegre. Fez seu primeiro comercial de televisão com 15 anos de idade. Trabalhou como modelo internacional onde fez diversas campanhas. Porém, alcançou fama nacional no papel do cigano Igor na telenovela Explode Coração (1995) pela Rede Globo. Ricardo namorou a atriz Ellen Roche por oito anos e concorreu a uma vaga de deputado federal em 2014, mas não foi eleito.

Roberto Carlos – 47 anos - Roberto Carlos da Silva Rocha é um ex-futebolista e treinador brasileiro. Ele atuou como lateral-esquerdo, volante e meia-esquerda. É considerado popularmente como o melhor lateral-esquerdo da história do futebol. Roberto Carlos é um dos únicos jogadores a conquistarem a Liga dos Campeões da UEFA e a Copa do Mundo da FIFA no mesmo ano, em 2002. No dia 1 de agosto de 2012, anunciou sua aposentadoria, passando a exercer a função de Diretor de Futebol.

Deixar um comentário