17/03/2019 13h19 - Atualizado em 18/03/2019 08h57

Grêmio e Inter fazem primeiro clássico do ano pelo Gauchão

Tricolor quer recuperar confiança na temporada e o Colorado deverá usar time alternativo na Arena
Por: Correio do Povo Foto: Mauro Schaefer / CP Memória
Grêmio e Inter fazem primeiro clássico do ano pelo Gauchão

Considerando todas as atuais circunstâncias do Campeonato Gaúcho, o Gre-Nal 418 pouco ou nada vale. Afinal, tanto Inter como Grêmio já estão classificados para a fase decisiva da competição, muito mais concentrados na Libertadores e têm pouco a ganhar ou a perder no campo da Arena, neste domingo, a partir das 19h. O clássico perdeu ainda mais peso na sexta-feira, quando o presidente colorado, Marcelo Medeiros, anunciou que o clube usará uma equipe reserva no jogo para revidar a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol que, ao aumentar uma pena de dois para quatro jogos de suspensão, tirou Nico López do clássico três dias antes de ele ocorrer.

O Grêmio, que nada tem a ver com a decisão do rival, não vai alterar seu planejamento. O time precisa reencontrar a vitória após a má impressão deixada na derrota para o Libertad no meio de semana. Diante disso, Renato Portaluppi vai escalar força máxima. Na sexta-feira, o treinador repetiu por várias vezes a palavra “confiança” em sua entrevista coletiva. Indício de que ele deve dar uma nova chance à equipe que perdeu a partida pela Libertadores da América. 

“Eu preciso passar confiança para meus jogadores poderem produzir dentro de campo”, diz Renato. O treinador admitiu que os garotos Jean Pyerre e Matheus Henrique “estão pedindo passagem” no time titular, mas ambos devem iniciar o clássico como opções no banco de reservas. “Não são só eles, tem outros jogadores também pedindo passagem”, finalizou. 

Everton tratou de valorizar o clássico, ainda que o Inter mande a campo um time de reservas. “Se optarem por usar uma equipe alternativa, temos que respeitar. Independente de quem vem do outro lado, é a equipe do Inter. Quem entrar em campo, tem qualidade”, disse o Cebolinha neste sábado. Everton destacou ainda que a medida anunciada por Medeiros não influencia em nada na partida porque os atletas “vem pra vencer para mostrar trabalho para o treinador”. 

A escalação gremista ainda é um mistério. Principalmente depois que Geromel deixou o gramado do CT Luiz Carvalho acompanhado de médicos. A tendência é de que o Grêmio entre em campo com a mesma equipe que foi derrotada pelo Libertad. Há a possibilidade de uma ou duas mudanças, já que o Jean Pyerre e Matheus Henrique têm entrado bem no time, segundo a avaliação de Renato.

Inter totalmente reserva?

A decisão do Inter de usar reservas no Gre-Nal foi comunicada ao técnico Odair Hellmann, que foi a campo para orientar um treino com os portões do Beira-Rio fechados. Medeiros não disse que time enfrentará o Grêmio, mas deixou claro que será bem diferente daquele que enfrentou e venceu o Alianza Lima, quarta-feira, pela Libertadores. 

“A decisão de ontem (quinta) agride a qualidade da competição, o equilíbrio técnico da mesma competição e desestimula o torcedor. Equivocou-se a procuradoria ao ingressar com apelo procurando o aumento da pena, já que o atleta havia cumprido dois jogos”, enfatizou Medeiros, que continuou: “Essa decisão é um golpe na tradição, fere o torcedor e tira a qualidade de uma rivalidade que nós enaltecemos como uma das maiores do mundo. O Inter não utilizará a equipe que jogou na quarta-feira. Vai utilizar, como vem fazendo, a força de seu grupo”. 

Para Nonato, possível integrante do time que jogará na Arena, o tamanho do Gre-Nal segue o mesmo, apesar da escolha do Inter. "Não acredito muito nisso, porque se ganhar, vai ser o clube. Isso não muda muito. Independentemente de quem estiver jogando, vai representar as cores do Inter. Não diminui o tamanho do clássico", afirmou. 

Com isso, Odair escalará para enfrentar o Grêmio uma equipe parecida com a que venceu o Aimoré no domingo passado, inclusive com D’Alessandro. Sobis, que jogou contra o Alianza Lima, não deve jogar o clássico. Não está descartado, porém, a possibilidade de o técnico reforçar o time com alguns titulares em algumas posições.

Gauchão 2019 - 10ª Rodada 

Grêmio 

Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Maicon, Marinho e Luan; Everton e Felipe Vizeu. Técnico: R. Portaluppi. 

Inter

Daniel; Bruno, E. Santos, Roberto e Uendel; R. Lindoso, Nonato, Sarrafiore e D’Alessandro; Neilton e Pedro Lucas. Técnico: O. Hellmann. 

Árbitro: Anderson Daronco. 

Local: Arena. 

Início: 19h deste domingo.

Deixar um comentário