14/03/2019 01h42 - Atualizado em 14/03/2019 09h22

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 14 de março na história
Hoje na História

1847 - Nascia o poeta baiano Castro Alves. Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro, marcado pela temática social e a defesa de ideias igualitárias. Ele é autor clássicos como: “Espumas Flutuantes” e “Hinos do Equador”.

1879 - Nascia na cidade de Ulm, Alemanha, o físico Albert Einstein. Considerado um dos maiores cientistas do século XX, ele é conhecido pela fórmula que descreve a relação entre massa e energia. Ele foi ganhador Prêmio Nobel de Física, em 1921, por seu trabalho com física quântica. Suas teorias fundamentaram as bases para o desenvolvimento da mecânica quântica.

1883 – Morria aos 64 anos o intelectual Karl Marx, criador das bases da doutrina do comunismo, foi um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Junto à Friedrich Engels, Marx escreveu o "Manifesto do Partido Comunista". A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior.

1978 – Morria aos 72 anos o sambista Ismael Silva. Seu repertório tem mais de 200 canções gravadas. Ismael Silva foi um dos fundadores da primeira escola de samba do Brasil, a "Deixa falar". A escola foi responsável pela introdução de instrumentos de percussão na música.

1985 - O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves era internado, na véspera de sua posse, em um hospital de Brasília, onde realiza uma operação abdominal. Em seu lugar, assumiu a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo ano.

2018 - Vereadora Marielle Franco é assassinada no Rio de Janeiro. Ela foi uma socióloga, política, feminista e defensora dos direitos humanos. Crítica da intervenção federal no Rio de Janeiro e da Polícia Militar, denunciava constantemente abusos de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes. Nesse mesmo atentado, morreu o motorista do carro onde ela estava, Anderson Pedro Gomes. Acredita-se que o crime tenha sido cometido por motivações políticas.

2018 - Morria o físico Stephen Hawking. O mundo perdia Stephen Hawking, um dos cientistas mais importantes do século XX. Ele tinha 76 anos e morreu em sua casa, em Cambridge, na Inglaterra. Hawking era doutor em cosmologia, e foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge, posto já ocupado por Isaac Newton. Curiosamente até os 10 anos ele era considerado um bom aluno na escola, apesar de não ser um estudante excepcional.

Que dia é hoje?

Dia da Poesia

Dia Nacional dos Animais

Dia Nacional dos Carecas (A data celebra aqueles que possuem calvície, uma forma gradual e progressiva onde as pessoas perdem os cabelos, e é mais comum nos homens).

Aniversariantes

Jakson Follmann – 28 anos - Jakson Ragnar Follmann é um ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro. Atualmente é embaixador da Chapecoense, e, desde abril de 2017, é comentarista do canal por assinatura Fox Sports Brasil. Follmann foi um dos seis sobreviventes da queda do voo LaMia 2933 em novembro de 2016. Por conta deste acidente, teve parte da sua perna direita amputada, o que impediu a sequência de sua carreira como goleiro profissional de futebol.

Ansel Elgort – 26 anos – É um ator, cantor e DJ americano. começou nas telonas na adaptação "Carrie" (2013), mas foi em "A Culpa é das Estrelas" que se tornou realmente conhecido. Após interpretar Augustus Waters na história de John Green, o astro ganhou os holofotes e já é considerado um dos maiores queridinhos de Hollywood. Ele também atuou nos filmes “Divergente” e “Insurgente”. É produtor musical com foco no house/dance Music, já tendo feito remix profissionais até mesmo para Lana Del Rey.

Lúcio Mauro – 93 anos - Lúcio de Barros Barbalho é um ator e humorista brasileiro. Foi pioneiro na implantação das redes de televisão. Passou pela TV Rio, Tupi, pela Excelsior e TV Globo. Atua principalmente como ator de comédias.

Manoel Carlos – 87 anos - Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, mais conhecido apenas como Manoel Carlos ou simplesmente Maneco é um escritor e autor de telenovelas brasileiro. Seus trabalhos são conhecidos por retratar a sociedade carioca contemporânea, principalmente no bairro do Leblon. É pai da atriz Júlia Almeida.

Deixar um comentário