15/02/2019 14h46 - Atualizado em 15/02/2019 14h52

Detran oferece material didático para informar motoristas sobre ciclistas

A ideia é a da necessidade de compartilhamento das vias, pois, a bicicleta também é um veículo
Por: Governo do Estado - Foto: Divulgação
Detran oferece material didático para informar motoristas sobre ciclistas

Informar e conscientizar motoristas e futuros motoristas sobre os direitos dos ciclistas no trânsito é que técnicos do DetranRS desenvolveram um material didático para uso nas aulas de primeira habilitação e reciclagem nos Centros de Formação de Condutores. O material também está disponível para todos os interessados no portal da educação do DetranRS - clicando em 'Material de Apoio'.

Baseado no Código de Trânsito Brasileiro, o subsídio para aulas foi desenvolvido a partir das discussões do Grupo de Trabalho para a Segurança de Ciclistas que, durante dois anos, reuniu grupos de usuários e técnicos do Detran para pensar políticas de segurança a quem usa a bicicleta como meio de transporte.

A ideia principal é a da necessidade de compartilhamento das vias, pois conforme a legislação, a bicicleta também é um veículo. A apresentação também reforça a responsabilidade dos motoristas em relação aos ciclistas que, junto com os pedestres, são as pessoas mais vulneráveis no trânsito.

O material didático não fala sobre os deveres do ciclista, nem traz dicas de segurança para quem anda de bicicleta. A proposta é focar no comportamento do motorista em relação ao ciclista. Para quem pedala, a Escola Pública de Trânsito do Detran também tem disponível o Curso EAD de Educação para Ciclistas. Mais informações sobre este curso também podem ser acessadas no portal da educação do DetranRS.

Deixar um comentário