12/02/2019 15h15 - Atualizado em 12/02/2019 16h29

Martha Grill é campeã brasileira de barismo

Gaúcha é filha de Beto Grill, ex-vice-governador do Estado
Por: Marina Amaral / Diário Popular Foto: Divulgação
Martha Grill é campeã brasileira de barismo

A gaúcha Martha Grill, ex-aluna da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi a sexta mulher a vencer o Campeonato Brasileiro de Barismo. Foram três dias de competição, envolvendo 50 baristas de diferentes regiões do Brasil competindo em quatro modalidades. O resultado que consagrou Martha como vencedora foi divulgado na noite de sábado, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O campeonato é organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil). Agora, entre os dias 11 e 14 de abril, a gaúcha parte para Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, para representar o país nas competições internacionais.

Natural de Porto Alegre, Martha é filha do ex-vice-governador Beto Grill e cresceu na cidade de Rio Grande. Mudouse para Pelotas para cursar a faculdade de Teatro na UFPel. Depois de formada, voou até São Paulo em busca do seu sonho de trabalhar com as artes cênicas. Acabou optando por complementar a renda em uma cafeteria e acabou se apaixonando pela profissão em 2016. No ano seguinte, participou, pela primeira vez, do Campeonato Brasileiro de Barismo e conquistou o segundo lugar. Depois de uma participação em que ficou em oitavo lugar, Martha voltou com força total em 2019. “Estou superemocionada”, comemorou.

Atualmente, Martha atua como barista e professora na cafeteria Octávio Café, em São Paulo. No campeonato, ela foi a única mulher entre 20 competidores. Ela contou que teve 15 minutos para se apresentar e mostrar seus conhecimentos na área, que vão desde a semente até a xícara de café. Por ser responsável pelo treinamento e qualidade no seu local de trabalho, sua apresentação temática envolveu os três medos do barista, tema que ela tem propriedade para falar. Martha relembrou seu último trabalho na área em que se formou, o teatro, quando ainda morava em Pelotas. Sob direção do professor Daniel Furtado, “Entre o amor e o medo, eu escolhi o amor” foi a proposta da sua apresentação, finalizada de forma emocionante pela vencedora. “Se der medo, vai com medo mesmo, porque eu não tenho dúvidas: se eu tiver de escolher entre o amor e o medo, eu escolho o amor.”

Deixar um comentário