08/02/2019 15h46 - Atualizado em 08/02/2019 16h10

Febre, emagrecimento e anemia são sintomas de leucemia, alerta médico

Dr. Anselmo Boech participou ao vivo do programa Primeira Hora desta sexta
Por: Valesca Luz Foto: Valesca Luz / Acústica FM
Febre, emagrecimento e anemia são sintomas de leucemia, alerta médico

O programa Primeira Hora recebeu na manhã desta sexta-feira (08) o médico Anselmo Boech no qual explicou sobre leucemia. A Rádio Acústica FM divulgou essa semana, três casos de pacientes com a doença, sendo um deles a morte do menino Nicolas Ehlert Fontoura de Cristal.

De acordo com o médico, leucemia é um câncer de sangue que atinge as células brancas, são classificados 12 tipos de leucemia sendo agudas e crônicas. A doença atinge frequentemente as crianças e idosos.

Os sintomas em crianças são febre, emagrecimento, anemia, manchas na pele e sangramento: ”geralmente é confundida com uma simples gripe”, alerta. As crianças tem índice elevado de cura no final do tratamento. Para os idosos, uma simples anemia pode ser um sintoma da doença.

Ainda conforme a entrevista, o exame mais comum para identificar o problema é o hemograma: “ele é simples, rápido e barato, um bom recurso para investigar” destacou. Após o exame, se necessário o paciente é encaminhado para a consulta de um hematologista.

O profissional abordou ainda sobre a importância da doação de sangue, mas pode ser feita somente após recomendações necessárias: “a doação deve ser feita de forma altruísta”, afirma. Os médicos especializados na área são os hematologistas e oncologistas.

Deixar um comentário