07/02/2019 20h17 - Atualizado em 08/02/2019 08h09

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 08 de fevereiro na história.
Hoje na História

1828 - Nascia o escritor Julio Verne, o pai da ficção moderna. Entre seus livros mais conhecidos estão “Viagem ao Centro da Terra”, “Da Terra à Lua”, “Vinte Mil Léguas Submarinas” e “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, esta última considerada sua obra mais importante. Julio Verne se formou em Direito em Paris, mas desistiu da profissão de advogado para escrever peças teatrais. Até hoje seus livros servem de inspiração ou são adaptados para produções no cinema, teatro e televisão. Ele morreu no dia 24 de março de 1905, em Amiens, na França.

1927 - Completa 92 anos hoje a Rádio Gaúcha, a primeira emissora da Capital. Trinta anos depois, foi adquirida por Maurício Sirotsky Sobrinho e Arnaldo Ballvé, tornando-se o embrião do Grupo RBS. Pertencente ao Grupo RBS, é a cabeça-de-rede da Rede Gaúcha SAT, que detém mais de 160 emissoras de rádio espalhadas pelo país, uma delas é a Acústica FM.

1978 — No Brasil, o primeiro disco do grupo As Frenéticas vendia 138 mil cópias em apenas três meses. Foi um grupo vocal feminino brasileiro formado por seis integrantes, que surgiu em 1976 no Rio de Janeiro, no auge do sucesso das discotecas no Brasil.

1985 — Lançado o primeiro satélite de propriedade brasileira: o Brasilsat A1. Ele daria independência ao país nos serviços de telecomunicações via satélite, por meio da antiga empresa estatal chamada Embratel. Em 2002, o Brasilsat A1 saiu de serviço e foi enviado para a chamada órbita cemitério.

2005 - Era lançado o Google Maps. O serviço permite a pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra, de forma gratuita, na web. Atualmente, ele disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros países. Oferece também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como Nova York, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outras.

2012 - Morria o cantor Wando, um dos maiores nomes da música brega no Brasil. Seu estilo musical e a parte cênica de suas apresentações possibilitaram aspectos folclóricos como sua famosa coleção de calcinhas de fãs (estimada em 17 mil peças), que se tornou sua marca registrada.

Aniversariantes

Marina Silva – 61 anos - Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima é uma historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista, e política brasileira filiada à Rede Sustentabilidade. Aos 36 anos foi eleita senadora da República, pelo estado do Acre, com a maior votação, sendo a pessoa mais jovem a ocupar o cargo de senador no Brasil.

Florinda Meza – 70 anos - Florinda Meza García é uma atriz, cantora, roteirista, diretora, produtora, locutora, youtuber e dançarina mexicana. Tornou-se famosa por ter interpretado diversas personagens dos seriados de Chespirito, sendo Dona Florinda e Pópis as mais conhecidas.

Nicki Minaj – 37 anos - Onika Tanya Maraj é uma rapper, cantora, compositora, dubladora e atriz trinidiana radicada nos Estados Unidos. Minaj nasceu no país caribenho e mudou-se para o bairro nova-iorquino do Queens quando tinha cinco anos de idade, se formando em escolas artísticas mais tarde. Depois de lançar três mixtapes entre 2007 e 2009, assinou um contrato com a gravadora Young Money. Ela lançou seu álbum de estreia, Pink Friday(2010) e atingiu o topo da tabela estado-unidense de discos mais vendidos Billboard 200. Minaj se tornou a primeira artista a ter sete canções como singles na lista de músicas Billboard Hot 100 ao mesmo tempo.

Deixar um comentário