06/02/2019 20h31 - Atualizado em 07/02/2019 08h04

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 07 de fevereiro na história.
Hoje na História

1756 - O índio Sepé Tiaraju, líder da resistência dos Sete Povos das Missões, era assassinado. Ele se tornou líder das milícias indígenas na batalha contra as tropas luso-brasileira e espanhola na Guerra Guaranítica. Esse conflito aconteceu por conta do Tratado de Madrid (1750), que exigia a retirada da população guarani que ali vivia fazia 150 anos. Após sua morte, outros 1500 foram mortos.

1901 - Nascia a sambista carioca Clementina de Jesus. Depois de trabalhar quase 20 anos como empregada doméstica, ela deu início à carreira musical aos 63 anos. Apesar de não ter sido um sucesso em vendas com os seus discos, ela foi bastante aclamada entre os cantores da MPB, tanto que João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença registraram sua voz em seus álbuns.

1979 - Morria, no litoral paulista, o Anjo da Morte. O médico nazista Josef Mengele foi o responsável por cruéis experiências genéticas no campo de extermínio. Os experimentos de Mengele foram retratados no filme Os Meninos do Brasil. Ele injetou, ou deu ordens para isso, substâncias que variavam do petróleo ao clorofórmio em milhares de prisioneiros.

1992 – Surgia o termo união europeia, com a assinatura do Tratado de Maastricht, que foi um marco significativo no processo de unificação europeia, estabelecendo que a integração econômica até então existente entre diversos países europeus se somaria a uma unificação política.

2014 – Morria aos 56 anos o ator, músico e humorista Nico Nicolaiewsky. Nelson Nicolaiewsky era intérprete do personagem Maestro Pletskava, na peça Tangos & Tragédias, Nico tratava uma leucemia aguda.

Que dia é hoje?

Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas

Dia do Gráfico - O dia do gráfico é comemorado nesta data em função da grande greve dos operários gráficos de São Paulo, dirigida por João da Costa Pimenta, em 1923.

Aniversariantes do dia

Chris Rock – 54 anos - Christopher Julius Rock III é um comediante, ator, roteirista e cineasta estadunidense, vencedor de 4 Prêmios Emmy do Primetime, mais conhecido por ser criador e narrar sua própria história no seriado Everybody Hates Chris (Todo Mundo Odeia o Chris). Foi votado como o quinto melhor humorista de todos os tempos pela Comedy Central.

Pepeu Gomes – 67 anos - Pedro Anibal de Oliveira Gomes é um cantor, guitarrista e compositor brasileiro. Pepeu já foi considerado pela revista americana Guitar World de 1988 como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria "world music". Pepeu foi casado com Baby Consuelo, com quem teve seis filhos.

Paulo César Carpegiani – 70 anos – Gaúcho de Erechim ele é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como volante. Entre seus títulos estão dois campeonatos brasileiros pelo Internacional, em 1975 e 1976.

Deixar um comentário