05/02/2019 20h32 - Atualizado em 06/02/2019 08h16

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 06 de fevereiro na história.
Hoje na História

1939 –Nascia o músico Jair Rodrigues. Hoje ele completaria 80 anos. Também compositor, Jair Rodrigues morreu em maio de 2014, aos 75 anos. É considerado por muitos, o primeiro rapper brasileiro. Ele conseguiu o status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, "Deixa isso pra lá". Com versos mais declamados (ou falados) do que cantados, a música se tornou um de seus principais sucessos. A faixa ganhou popularidade também graças à sua coreografia com as mãos.

1945 - Nascia o cantor jamaicano Robert Nesta Marley, o pai do reggae, Bob Marley. É o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos. Por conta de sua adolescência difícil em uma favela em Kingston, capital jamaicana, Bob Marley desenvolveu um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais e seu trabalho faz muitas referências à questão da pobreza e da opressão. Bob foi casado com Rita Marley, mãe de quatro de seus 12 filhos (dois deles adotados).

1952 - Com a morte do rei George VI (6°), teve início o reinado de Elizabeth II. O rei morreu por conta de uma longa doença, enquanto dormia na propriedade real. A princesa Elizabeth, a mais velha das duas filhas do rei e próxima na fila de sucessão, estava no Quênia quando seu pai faleceu. Aos 92 anos, ela segue no comando da monarquia.

1958 - O avião que transportava a equipe de futebol do Manchester United caía em Munique, na Alemanha: 23 pessoas morreram. Entre as vítimas fatais estavam oito jogadores, dois membros da comissão técnica e um dirigente do clube inglês. Foi provado que a causa no acidente não foi falha nos motores, mas sim uma camada de neve derretida na pista, que causou a desaceleração da aeronave, não dando assim capacidade da mesma levantar voo.

1962 - Morria o pintor brasileiro Cândido Portinari. Ele pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956. Ele morreu aos 58 anos depois de apresentar uma grave intoxicação pelo chumbo presente nas tintas que usava.

Que dia é hoje?

Dia do Agente de Defesa Ambiental

Dia Internacional da Internet Segura (criado pela Rede Insafe na Europa, reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da rede).

Aniversariantes:

Cláudia Ohana – 56 anos - Maria Cláudia Silva Carneiro é uma atriz e cantora brasileira de origem Judia. Na televisão, sua primeira aparição foi na novela Dancin' Days, em 1978, como figurante, seguida pelo seriado Obrigado, Doutor(1981). Depois participou de grandes sucessos como Rainha Da Sucata, Tieta, Fera Ferida, entre outras. Porém, a novela mais marcante de sua carreira foi Vamp (1991), em que ela vivia a vampira roqueira Natasha, sua personagem de mais sucesso. Posou nua para a Playboy, pela primeira vez, em fevereiro de 1985 e, novamente, em novembro de 2008.

Axl Rose – 57 anos - William Bruce Bailey é um cantor, compositor e multi-instrumentista norte-americano. É vocalista da banda Guns N' Roses desde a sua fundação. Com uma infância marcada por agressões, tanto verbais quanto físicas, Rose descobriu aos 17 anos o nome de seu verdadeiro pai, resultando em uma adolescência problemática, levando-o a ser preso muitas vezes antes mesmo da maioridade. Rose é considerado um dos maiores vocalistas de todos os tempos.

Orkut Büyükkökten – 44 anos - é um engenheiro de software, nascido na Turquia, que desenvolveu a rede social Orkut como um projeto independente enquanto na Universidade de Stanford, e mais tarde também enquanto trabalhava no Google.

Deixar um comentário