29/01/2019 23h40 - Atualizado em 29/01/2019 23h56

Mindfulness - a atenção plena

No programa Conversa Boa de hoje a psicóloga Karina Negri, explicou o que é, como ele pode nos ajudar e como fazer. 
Por: Renata Crespo
Mindfulness - a atenção plena

No programa Conversa Boa desta semana, eu bati um papo super bacana com a psicóloga Karina Negri, que explicou o que é, como ele pode nos ajudar e como fazer. 

Mindfulness nos auxilia na concentração e a viver melhor o nosso dia a dia. Mesmo que seja natural nosso pensamento viajar o tempo todo. E ao buscar estar presente, e tendo mais consciência das nossas ações a gente passa a viver melhor. 

Esta técnica baseada na filosofia budista e na meditação, nada mais é do que prestar atenção no que estamos fazendo agora, sentindo, sem julgamentos. 

Ou seja, viver o momento com calma, a cada momento, sem projetar sentimentos ou expectativas com o futuro, nem lamentando o passado. Tentando deixar de lado a tendência a focar em coisas ruins, e sim, apenas analisando sem julgamentos. 

Para isso, uma das dicas de Karina foi focar em coisas boas, e ela propõe que a gente pense em pelo menos 3 coisas boas que aconteceram no nosso dia. 

O mindfulness pode ser praticado a qualquer momento, a psicologa pondera que estar em silêncio e prestar atenção no que tem a redor, trazendo o pensamento para um ponto e buscar mante-lo ali, é essencial para exercitar o cérebro. Mesmo que seja difícil manter-se muito tempo fazendo isto, o que vale é o ato de tentar manter este foco, mesmo que o pensamento vá e volte. 

Uma dica interessante que ela passou é um jogo com cartinhas que auxilia neste processo! E salienta, a atenção plena é um exercício, que se desenvolve ao longo do tempo. 

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