20/01/2019 21h38 - Atualizado em 20/01/2019 21h41

Eclipse com 'superlua' será visível em todo o Brasil na madrugada desta segunda

Fenômeno igual só voltará a ocorrer em 2021
Por: AFP - Foto: Marcello Casal Jr./Agencia Brasil
Eclipse com 'superlua' será visível em todo o Brasil na madrugada desta segunda

Os moradores de todas as cidades do Brasil - e das Américas - poderão observar um eclipse total da lua na madrugada desta segunda-feira. O fenômeno, que também terá visibilidade parcial na Europa e África, será o último do tipo até 2021.

Para a América do Norte e do Sul, o eclipse total ocorrerá no início da noite deste domingo ou início da manhã da segunda-feira, o que depende da localização da cidade. Já para os moradores da Europa e África, o eclipse só será visto pouco antes do nascer do sol da segunda. Mais a leste do planeta, o fenômeno será pouco visível porque já será dia.

Aqui no Brasil o eclipse começa à 0h36 (horário de Brasília). A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua tem início à 1h33. Às 3h12, o satélite estará na fase total máxima. A fase parcial segue até às 4h50 e tudo termina às 5h48.

A fase total do eclipse será três quartos de hora mais curta que a do grande eclipse de julho de 2018, que continuará a ser o mais longo do século XXI.

Durante o eclipse total, o satélite natural da Terra não será completamente invisível, mas aparecerá vermelho. Isso ocorre porque os raios do sol não o alcançarão diretamente e, em vez disso, uma pequena parte dos raios vermelhos se filtrará através da atmosfera da Terra e se refratará sobre a lua.

Deixar um comentário