11/01/2019 00h45 - Atualizado em 11/01/2019 09h00

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 11 de janeiro na história.
Hoje na História

1908 – Ocorre a criação do Parque Nacional do Grand Canyon. É um dos primeiros parques nacionais dos Estados Unidos e está localizado na região do Grand Canyon, no Arizona. É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.

1985 - Teve início no Rio de Janeiro a primeira edição do Rock in Rio. O Rock in Rio abria seus portões para 1,3 milhão de espectadores ao longo de 10 dias de muita música. O megaevento, idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, aconteceu em um terreno de 250 mil metros quadrados em Jacarepaguá, chamado de "Cidade do Rock". Ali, foi armado o maior palco do mundo até então com 5 mil metros quadrados de área. A estrutura do festival ainda contava com dois enormes fast-foods, dois shoppings com lojas, centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura.

2015 – Acontecia a marcha pela República em memória das vítimas dos ataques em Paris em janeiro de 2015. Foi uma série de comícios que tiveram lugar em várias cidades por toda a França, convocados para marcar o repúdio do atentado terrorista à redação do jornal satírico Charlie Hebdo, em París. De acordo com o Ministério do Interior, os vários eventos juntou perto de 3,7 milhões de pessoas em todo o país, tornando-os num dos maiores comícios públicos da História da França, desde 1944, quando Paris foi libertada dos nazistas, no final do Segunda Guerra Mundial. O presidente da França e 44 Chefes de Estado e Governo também marcaram presença.

2015 - Dezenas de pessoas morrem após consumirem cerveja contaminada em um funeral em Moçambique. 75 pessoas morreram e 230 foram hospitalizadas após beberem cerveja contaminada em um funeral na localidade de Chitina, província de Tete. Em 11 de janeiro, as autoridades de Moçambique informaram que 196 haviam sido hospitalizadas, com 69 fatalidades. Mais 6 mortes ocorreram nos dias seguintes. De acordo com autoridades locais, todas as pessoas afetadas tinham consumido a cerveja local, o pombe, que provavelmente estava envenenada com bile de crocodilo. O governo local disse que as pessoas que consumiram a cerveja se queixaram de dores musculares e diarreia. Somente em novembro de 2015, foi concluído que a causa do envenenamento havia sido uma contaminação por uma bactéria que produz uma substância tóxica.

2017 - Aos 81 anos, morria o jornalista e ex-deputado Adroaldo Streck. Natural de Cachoeira do Sul, Streck escreveu seu nome na história do jornalismo gaúcho. Em 1957, foi um dos fundadores da Rádio Guaíba, tendo sido o primeiro locutor da emissora. Adroaldo também teve passagens pela Rádio Cachoeira (onde começou, aos 18 anos), Rádio Pampa, TV Guaíba e pelo jornal Correio do Povo, como colunista. Em 1988, tornou-se colunista do Correio do Povo, em Brasília. Seguiu carreira política até 2003, tendo votado pela abertura do processo de impeachment contra o presidente Fernando Collor, em 1992.

Que dia é hoje?

Dia Internacional do Obrigado

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

Aniversariantes

Patricia Pillar – 55 anos - Patricia Gadelha Pillar é uma atriz, apresentadora de televisão, diretora e produtora brasileira. Recebeu 15 premiações de melhor atriz, no papel da vilã, ex-presidiária Flora, na novela "A Favorita" apresentada na televisão em 2008. No papel de Zuzu Angel no cinema, recebeu 3 indicações de melhor atriz. Seu último trabalho na TV foi no seriado da TV Globo “Onde Nascem os Fortes”.

Milena Toscano – 36 anos – Milena Toscano Gonçalves é uma atriz, apresentadora e ex-modelo brasileira. Começou a carreira como modelo da Ford Models, agência pela qual realizou diversos trabalhos. Estudou em 2003 e 2004 na Oficina de Atores da Rede Globo. Depois de mais de dez participações em novelas, conquistou seu primeiro grande papel em "Araguaia" e depois em "Fina Estampa", interpretando a Vanessa, irmã do personagem Clô (Marcelo Serrado).

Deixar um comentário