10/01/2019 00h24 - Atualizado em 10/01/2019 08h02

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 10 de janeiro na história.
Hoje na História

1904 – Nascia o compositor Lamartine Babo. Lamartine de Azeredo Babo, um dos mais importantes compositores populares do Brasil. Ele ficou conhecido por suas marchinhas carnavalescas, cantadas até hoje, como “O Teu Cabelo Não Nega”, “Linda Morena”, e “A Marchinha do Grande Galo”. Suas letras são caracterizadas pelo humor refinado e a irreverência. Aos 61 anos, Lamartine Babo morreu vítima de um infarto, no dia 16 de junho de 1963, deixando seu nome entre os grandes compositores do Brasil. Em 1981, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense conquistou o primeiro bicampeonato com o enredo "O teu cabelo não nega", de Arlindo Rodrigues, em uma homenagem ao compositor.

1920 — Encerrada oficialmente a Primeira Guerra Mundial com a entrada em vigor do Tratado de Versalhes. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente. O Tratado provocou o sentimento de humilhação nos alemães, o que levou à ascensão do Nazismo, em 1933, e, inevitavelmente, à Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos após sua assinatura.

1971 – Morria aos 87 anos, a estilista francesa Coco Chanel. É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX. A Chanel, empresa fundada por ela, é especializada em alta-costura, bens de luxo e acessórios de moda. É considerada a 5ª marca mais valiosa da França.

1973 – Era realizado pela primeira vez, o Festival de Cinema de Gramado. O evento é, hoje, um espaço indispensável para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional. Realizado anualmente no Palácio dos Festivais, no município de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul. Desde a sua 20ª edição, em 1992, inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina.

2016 - Morria o cantor David Bowie. Três dias antes o artista havia comemorado seu aniversário de 69 anos com o lançamento do álbum Blackstar, o último trabalho da carreira. Foi com grande pesar que muitos fãs, amigos e familiares receberam a notícia que Bowie morreu de câncer na sua casa em Nova York. O músico havia sido diagnosticado com a doença há 18 meses. Bowie foi uma figura importante no mundo da música por mais de quatro décadas, e ficou conhecido pela constante renovação do seu trabalho, especialmente na década de 1970.

2017 - Morria, aos 98 anos, a atriz Eva Todor. Com mais de 80 anos de carreira no teatro e na TV, Eva sofria de mal de Parkinson e Alzheimer, além de problemas cardíacos, e vivia reclusa em sua casa, na zona sul do Rio. Eva possuía um vasto currículo no teatro, cinema e televisão construído ao longo de 80 anos de carreira. Seu último trabalho na TV foi na novela Salve Jorge, de 2012.

Aniversariantes

César Cielo – 32 anos - César Augusto Cielo Filho é um nadador brasileiro campeão olímpico dos 50 metros livre nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, onde também conquistou uma medalha de bronze nos 100 metros livre, campeão mundial dos 100 metros livre em Roma 2009, e tricampeão mundial dos 50 metros livre em Roma 2009, Xangai 2011 e em Barcelona 2013, recordista mundial de ambas as provas. Ganhou três medalhas de ouro e uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. Seu desempenho nas piscinas também o vem levando a ser considerado, por parte da imprensa e de comentaristas esportivos, como o maior nadador da história da natação brasileira.

Salgadinho – 48 anos - Paulo Alexandre Nogueira Salgado Martins é um compositor e cantor brasileiro, ex integrante do grupo Katinguelê. Autor de sucessos como "Capoeira" (Grupo Sensação), "Tu Mandas no Meu Coração" (Os Travessos), "Mariana Parte Minha" (Grupo Sem Compromisso), "Recado a Minha Amada" ("Lua Vai"), "Inaraí", entre várias outras.

Rod Stewart – 74 anos - Roderick David "Rod" Stewart é um cantor e compositor britânico, com ascendência escocesa. Conhecido por sua voz áspera e rouca, Rod Stewart começou a ficar conhecido no final dos anos 60 quando participou da Jeff Beck Group e depois juntou-se ao The Faces, iniciando paralelamente sua carreira solo que já dura cinco décadas. Ao longo de sua carreira, Rod atingiu várias vezes as paradas de sucesso, principalmente no Reino Unido, onde ele atingiu o primeiro lugar com seis álbuns e por 24 vezes ficou entre o top 10 e seis vezes na posição número 1 entre as músicas mais executadas, e 9 vezes nº1 a nível mundial. Rod Stewart já vendeu 265 milhões de álbuns desde o início de sua carreira.

Deixar um comentário