08/01/2019 01h19 - Atualizado em 08/01/2019 08h07

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 08 de janeiro na história.
Hoje na História

1935 – Nascia o lendário Elvis Presley, cantor e ator norte-americano. Elvis Aaron Presley, músico e ator, mundialmente denominado “Rei do Rock”. Ele também era conhecido na década de 50 pelo apelido Elvis The Pelvis, por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Com uma potente voz, força interpretativa e estilo galã, foi um sucesso de público e se transformou em um dos ícones da cultura popular mundial. Mesmo 30 anos depois da sua morte, ele é o artista solo com maior número de hits nas paradas mundiais e recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos, com mais de 1 bilhão e meio cópias vendidas em todo o mundo. Elvis morreu no dia 16 de agosto de 1977, em Memphis, nos Estados Unidos. As circunstâncias de sua morte repentina, em sua mansão, até hoje ainda não foram totalmente esclarecidas.

1942 - Nascia o físico teórico Stephen Hawking. Stephen William Hawking foi um físico teórico e cosmólogo britânico reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do século. Doutor em cosmologia, foi professor emérito na Universidade de Cambridge. Foi, pouco antes de falecer, diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge. Hawking tinha uma doença neuronal motora, conhecida como esclerose lateral amiotrófica que o paralisou gradualmente ao longo das décadas. Mesmo após a perda de sua capacidade de falar, ele ainda era capaz de se comunicar por meio de um dispositivo gerador de fala, inicialmente através do uso de um interruptor de mão e, mais tarde, usando um único músculo da bochecha. Ele morreu no 14 de março de 2018, aos 76 anos de idade, depois de lutar contra essa doença durante mais de 50 anos.

1947 – Nascia o icônico artista inglês David Bowie. Considerado um dos grandes artistas dos últimos tempos, o inglês David Robert Jones, mais conhecido como David Bowie, nascia em um dia como este, em 1947, em Londres. Além de músico, cantor e compositor, ele também é produtor, ator e arranjador. Bowie tem sido uma figura importante no mundo da música por mais de quatro décadas, e é conhecido pela constante renovação do seu trabalho, especialmente na década de 1970. Ele é conhecido por sua voz marcante, assim como a profundidade intelectual da sua obra. Ao todo, ele lançou 25 discos e participou de quase 30 filmes. Estima-se que Bowie tenha vendido 140 milhões de álbuns pelo mundo. Em 2004, a revista Rolling Stone classificou o artista com o 39o. na sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos" e o 23o. na sua lista dos melhores cantores de todos os tempos.

1985 – Morria a cantora brasileira Araci Cortes. Ela se tornou conhecida pela voz com timbre de soprano. Sua fama começou com a música “Que Pedaço”, de Sena Pinto (1923). Com o seu sucesso, ela ajudou a lançar compositores até então desconhecidos como Ari Barroso, Assis Valente, Clementina de Jesus e Paulinho da Viola. Aracy foi a primeira grande cantora popular do Brasil, numa época em que imperavam as vozes masculinas. Ela também foi a primeira a apresentar Aquarela do Brasil (Ari Barroso) e seu nome está associado ao gênero samba-canção.

Que dia é hoje?

Dia Nacional do fotógrafo e da fotografia

Aniversariantes:

Alexandre Pires – 44 anos - Alexandre Pires do Nascimento é um cantor e compositor mineiro que iniciou a carreira no início da década de 1990 com o grupo de pagode "Só Pra Contrariar". O primeiro álbum do grupo, lançado em 1993, chamado "Que Se Chama Amor", fez bastante sucesso no país com a faixa homônima e também as canções "A Barata" e "Domingo". Em 1997 a banda também estourou com as músicas "Depois do Prazer" e "Mineirinho". O cantor é casado com Sara Campos e os dois são pais de Júlia e Arthur. Além disso, Alexandre é pai de Ana Carolina, fruto de um relacionamento que teve na adolescência.

Adriana Bombom – 45 anos - Adriana Soares mais conhecida pelo nome artístico de Adriana Bombom, é uma repórter, dançarina, apresentadora e atriz brasileira. A mesma começou ao lado de Xuxa no You Can Dance e no Planeta Xuxa. A história de sucesso da Adriana Bombom contrasta com a vida difícil do seu início quando morou em orfanato.Adriana Bombom começa na televisão em meados de 1996 no Xuxa Hits como assistente de palco. A maioria dos filmes que Adriana Bombom fez para as telonas do cinema foram ao lado de Xuxa sendo as produções com a apresentadora Xuxa Requebra (1999), Xuxa Popstar (2000), Xuxa e os Duendes (2001), Xuxa e os Duendes 2 – Nocaminho das Fadas (2002). Adriana Bombom se destaca como uma das personalidades da televisão mais lembradas e que sempre brilha nos carnavais como passista.

Kim Jong-um – 36 anos - Kim Jong-un é o líder da Coreia do Norte desde dezembro de 2011. É o terceiro e mais jovem filho de Kim Jong-il com sua última esposa Ko Yong-Hee. Kim Jong-un é general de quatro estrelas do Exército do Povo Coreano.

Deixar um comentário