03/01/2019 21h01 - Atualizado em 04/01/2019 08h02

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 04 de janeiro na história.
Hoje na História

1643 - Nascia Isaac Newton, o físico e matemático que propôs a Lei da Gravidade. Isaac Newton foi um astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático. Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional. Newton, em seus últimos dias, passou por diversos problemas renais que culminaram com sua morte. Ele faleceu na noite de 20 de março de 1727 (calendário juliano).

1936 - Billboard publicava seu primeiro ranking musical. A consagrada revista Billboard, especializada em música, lançava o seu primeiro ranking de músicas. Em 20 de julho de 1940, divulgou sua primeira lista de popularidade musical. A Billboard mantém até os dias de hoje vários rankings musicais que são reconhecidos internacionalmente. A listagem mais conhecida é a Hot 100, com músicas que são sucesso de vendas e também as mais tocadas nas rádios. Conhecida como a Bíblia da Música, a Billboard foi lançada pela primeira vez em 1894, com foco no mercado publicitário.

1999 - Euro faz a sua estreia como moeda comum na Europa. Pela primeira vez desde o reinado de Carlos Magno, a Europa tornava-se unida em torno de uma mesma moeda. Nesta data, o "euro" estreou como unidade financeira nos mercados corporativos e de investimento. Onze países da União Europeia -Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Espanha -, o que representava cerca de 290 milhões de pessoas, lançaram a moeda na esperança de aumentar a integração no continente e o crescimento econômico. As notas de euro, decoradas com imagens arquitetônicas, símbolos da unidade europeia e etc, entraram em circulação em 1 de janeiro de 2002, substituindo as moedas nacionais dos países membros deste mercado comum.

2010 — Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, era oficialmente inaugurado em Dubai. Anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares. Sua construção começou em 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. O orçamento total do projeto do Burj Khalifa girou em torno de 1,5 bilhão de dólares. A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500 000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo. Além disso, o Burj Khalifa consome 1 milhão de litros de água por dia. A partir do topo do edifício, é possível se avistar até mesmo países vizinhos aos Emirados Árabes Unidos, tais como o Irã e o Omã.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Braille

Dia Mundial do Hipnotismo

Dia Nacional da Abreugrafia (Esta data é uma homenagem à criação da técnica médica que permite a impressão de imagens de radiografias em papéis fotográficos. Esse método foi indispensável nos diagnósticos de doenças pulmonares e lesões no coração).

Aniversariantes:

Michael Stipe – 59 anos - John Michael Stipe é um cantor americano, vocalista da extinta banda de rock R.E.M. Stipe é conhecido por seu estilo de cantar "rangendo seus dentes" no começo de sua carreira, pelo surrealismo complexo de suas letras, e pelo seu ativismo político e social. Stipe e os outros membros da R.E.M. também são conhecidos como pioneiros do rock alternativo, pois inspiraram alguns dos grupos da cena alternativa da década de 1990, como Nirvana, Pearl Jam e Radiohead. Stipe também lidou com o estilo visual do R.E.M., geralmente selecionando a capa do álbum e orientando muitos dos vídeos de música da banda.

Manu Gavassi – 26 anos - Manoela Latini Gavassi Francisco é uma cantora, compositora, atriz e escritora brasileira. Filha do radialista e apresentador de televisão Zé Luis Francisco. Foi com ele que a estrela aprendeu a tocar violão. Em 2010, Manu começou a carreira fazendo covers de Taylor Swift e Justin Bieber e postando em seu canal do YouTube. O álbum "Manu Gavassi" foi lançado em 31 de agosto de 2010 e o videoclipe do single "Garoto Errado" foi visto mais de 17 milhões de vezes no YouTube. Manu ganhou um blog e uma web-série de cinco episódios, produzida pela Capricho, mostrando os bastidores de sua vida. Os episódios foram postados no YouTube.

Deixar um comentário