06/12/2018 01h47 - Atualizado em 06/12/2018 08h13

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 06 de dezembro na história.
Hoje na História

1768 - Surgia a primeira edição da Encyclopædia Britannica. Neste dia aparecia em Edimburgo, na Escócia, a primeira edição do que seria da Encyclopædia Britannica. Inicialmente, tinha o pseudônimo de "A Sociedade de Cavalheiros na Escócia", possivelmente referindo-se homens que haviam comprado assinaturas. Ao liberar os números em parcelas semanais, a enciclopédia foi concluída em 1771, com 2.391 páginas, em três volumes do mesmo tamanho. Trata-se da mais antiga enciclopédia escrita em inglês. Ela foi ideia do livreiro e impressor Colin Macfarquhar e do ilustrador Andrew Bell, ambos de Edimburgo. Eles conceberam a obra como uma reação conservadora à Enciclopédia francesa de Denis Diderot (1751-1766 publicado), vista como herética, isto é, que se opõe aos dogmas estabelecidos pela igreja.

1976 – Morria aos 57 anos no exílio o ex-presidente João Goulart. Belchior Marques Goulart foi um advogado e político brasileiro, 24° presidente do país, de 1961 a 1964. Nascido na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, João Goulart era um homem que gostava da calmaria do campo. Antes de ser presidente, também foi vice-presidente, de 1956 a 1961, tendo sido eleito com mais votos que o próprio presidente, Juscelino Kubitschek. Formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1939. Foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, liderado pelo alto escalão do Exército. As Reformas de Base propostas por Jango, mas não implementadas, moldaram o Estado brasileiro depois da redemocratização, inspirando a Constituição brasileira de 1988.

1969 - Morria aos 89 anos João Cândido, ou Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata. Ele liderou a revolta da Chibata, que denunciou o uso sistemático da violência dentro da Marinha do Brasil contra marinheiros de baixa patente. Entre as reivindicações dos rebelados estavam o fim dos castigos físicos contra os marinheiros, melhor alimentação e a adoção da lei de ajustes de horários, aprovada pelo Congresso.

1999 - Chávez vencia as eleições presidenciais. Neste dia realizaram-se na Venezuela as eleições presidenciais para o período de 1999 a 2004, nas quais Hugo Chávez Frías, militar e político venezuelano, obteve 56,5% dos votos e, com isso, sua vitória nesse processo eleitoral. Em 3 de dezembro de 2006, ganhou as eleições mais uma vez, assumindo, assim, a presidência da República pela segunda vez consecutiva.

Que dia é hoje?

Dia da Extensão Rural no Brasil

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Aniversariantes

Masami kurumada – 65 anos- Autor de mangás e criador do Cavalheiros do Zodíaco. Desde sua adolescência, Kurumada mostrava talento para os mangás. Em 1977, conheceu o sucesso pela primeira vez com Ring Ni Kakero, que narra a história de um boxeador. Os Cavaleiros do Zodíaco, publicada na Weekly Shōnen Jump, de 1986 a 1990. O mangá virou anime na TV Asahi, do Japão, e conquistou fãs em vários países. Kurumada segue escrevendo e desenhando até hoje.

Dulce María – 33 anos - Dulce María Espinoza Saviñón é uma atriz, cantora e compositora mexicana. Fez grande sucesso com a banda musical RBD e com o disco solo “Extranjera”. Ficou famosa por sua atuação na novela mexicana “Rebelde”. Com o sucesso de "Rebelde", Dulce viajou o mundo com a banda "RBD" cantando músicas tema da novela e outros sucessos posteriores. A banda ficou conhecida também por cantar em português e inglês em seus shows. O grupo fez tanto sucesso que vendeu mais de 50 milhões de álbuns pelo mundo todo.

Paulo Caruso e Chico Caruso – 69 anos – Cartunistas. Paulo Caruso é conhecido pelos seus cartuns políticos, além de dedicar-se à composição musical e à produção de espetáculos de música e teatro. Já Chico Caruso atua no jornal O Globo.

Deixar um comentário