02/12/2018 23h15 - Atualizado em 03/12/2018 09h15

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 03 de dezembro na história.
Hoje na História

1948 - Harry Truman é eleito presidente dos EUA. Seu governo criou o Conselho Nacional de Segurança e a Agência Central de Inteligência (CIA), órgão independente do Departamento de Estado e do Congresso. Uma das primeiras decisões de Truman no cargo de presidente foi ordenar o lançamento de bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

1963 - Primeiro transplante de coração do mundo é feito na África do Sul. Lewis Washkansky, de 53 anos, era submetido ao primeiro transplante de coração humano do mundo em um hospital, na Cidade do Cabo, África do Sul. Washkansky, que trabalhava em uma mercearia, sofria de uma doença cardíaca crônica que não tinha cura. Ele recebeu o transplante de Denise Darvall, de 25 anos, que morreu em um acidente de carro. Após a cirurgia, Washkansky recebeu medicação para combater a rejeição do seu corpo ao coração. Contudo, os remédios o deixaram mais suscetível a doenças e ele morreu de dupla pneumonia 18 dias após a cirurgia. Contudo, seu coração estava funcionando normalmente até sua morte.

1976 - Bob Marley sofria tentativa de assassinato na Jamaica. O atentado aconteceu dois dias antes do "Smile Jamaica" (Sorria Jamaica), um show gratuito organizado pelo primeiro-ministro jamaicano Michael Manley em uma tentativa de aliviar a tensão entre dois grupos políticos rivais. Neste dia, homens armados invadiram a casa de Bob Marley. A sua esposa e seu gerente Don Taylor sofreram ferimentos graves enquanto o músico foi ferido sem gravidade no peito e no braço. Possivelmente, o atentado teve motivações políticas, já que muitos sentiram que Bob Marley poderia estar fazendo um ato em apoio a Manley. Contudo, apesar do susto, Marley foi para o palco para fazer o show. Quando perguntado qual o motivo para cantar mesmo ferido ele respondeu: "As pessoas que estão tentando fazer este mundo pior não tiram nenhum dia de folga. Como eu posso?"

1992 - O primeiro SMS era enviado de um computador pessoal a um telefone celular pela rede GSM Vodafone no Reino Unido. O serviço de mensagens curtas é um serviço disponível em telefones celulares (telemóveis) digitais que permite o envio de mensagens curtas (até 160 caracteres) entre estes equipamentos e entre outros dispositivos de mão (handhelds), e até entre telefones fixos (linha-fixa), conhecidas popularmente como mensagens de texto. Este serviço pode ser tarifado ou não, dependendo da operadora de telefonia e do plano associado. O termo Torpedo foi adotado no Brasil, por conta da velocidade com que entra no celular. Atualmente existem sites que fornecem o serviço de forma gratuita pela internet, apelidados de "torpedo grátis" ou "sms grátis".

Que dia é hoje?

Dia internacional dos portadores de alergia crônica - Evento criado pelo órgão colegiado da Organização Mundial da Saúde.

Dia internacional das pessoas com deficiência

Aniversariantes:

Ozzy Osbourne – 70 anos - John Michael Osbourne é um músico, compositor e vocalista britânico que ganhou fama na década de 1970 como membro fundador e vocalista da banda de heavy metal Black Sabbath. Depois de deixar o grupo no final dos anos 70, ele iniciou uma carreira solo de sucesso. Em meados da década de 90, ele e sua esposa Sharon lançaram a Ozzfest, um evento anual de heavy metal e rock. Osbourne se tornou famoso ao arrancar a mordidas a cabeça de uma pomba e de um morcego no palco. Ele também foi acusado de promover o suicídio e satanismo através de algumas de suas letras.

Ângela Leal – 71 anos - Ângela Maria Rodrigues Leal é uma atriz brasileira. É mãe da também atriz Leandra Leal. Ângela Leal se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e apesar de sempre ter gostado de teatro, não pensava em se profissionalizar. Mais tarde, insatisfeita com a profissão, decidiu fazer um curso de teatro com Sérgio Britto, e ao término do curso foi indicada para participar da novela Irmãos Coragem, da Rede Globo, onde interpretou Iolanda. Fez os papéis de Dona Xepa na novela de mesmo nome na Record, Heloisa em Balacobaco, Maria Bruaca no Pantanal, entre outras.

Gilberto Barros – 60 anos - Gilberto Barros é um apresentador e jornalista brasileiro. Apresentou os programas Disque Record, Cidade Alerta, Leão Livre, Quarta Total e Domingo Show na RecordTV, e Boa Noite Brasil e Sabadaço, além do game show A Grande Chance na TV Bandeirantes. Na RedeTV!, apresentou o Sábado Total. Atualmente ele tem uma Web TV na internet chamada TV Leão.

Deixar um comentário