29/11/2018 01h17 - Atualizado em 29/11/2018 08h00

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 29 novembro na história.
Hoje na História

1803 - Nascia Christian Doppler, descobridor do efeito Doppler. Aos 38 anos, começou a trabalhar no Instituto Politécnico de Praga na Tchecoslováquia. Apenas um ano depois, se tornou famoso por descobrir que a frequência observada de ondas de luz e som é afetada pelo movimento relativo da fonte e do detector (em outras palavras, as suas posições em relação um ao outro) e isso ficou conhecido como o Efeito Doppler. isso pode ser percebido pela movimentação de um carro com sirene, como ambulância, bombeiros ou polícia: quando o veículo está se aproximando, a frequência de sons é maior que a frequência real emitida; quando o veículo está passando, a frequência de sons é a mesma que a frequência real emitida; e quando o veículo está se afastando, a frequência de sons é mais baixa do que a frequência real emitida.

1972 — Atari anunciava o lançamento de Pong, o primeiro jogo eletrônico comercialmente lucrativo. Não possuía gráficos espetaculares ou jogabilidade excelente, mas foi de importância fundamental na história do videogame. Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas. A primeira instalação em um bar de San Francisco, Califórnia, mostrou aos dois a possibilidade de lucro da criação.

2001 - Depois de uma longa luta contra o câncer, o ex-Beatle e músico George Harrison morria aos 58 anos. George Harrison era o integrante mais jovem dos Beatles e foi o segundo da formação clássica do grupo britânico a morrer após John Lennon ser assassinado em 1980. Geralmente chamado de "o Beatle quieto", Harrison aderiu ao hinduísmo e ajudou a ampliar os horizontes dos outros Beatles assim como seu público ocidental ao incorporar instrumentos indianos na música do grupo.

2012 – Morria, aos 75 anos, o jornalista Joelmir Beting. Profissional de grande contribuição para o jornalismo bem como para a economia e a comunicação, Joelmir foi um pioneiro na tradução dos difíceis termos técnicos econômicos para a vida cotidiana.

2016 - Turma do STF descriminalizava aborto no primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo. No entendimento dele, a criminalização do aborto nos três primeiros meses da gestação viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, o direito à autonomia de fazer suas escolhas e o direito à integridade física e psíquica. Barroso ainda ressaltou que a criminalização do aborto não é aplicada em países democráticos e desenvolvidos, como os Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e Holanda, entre outros.

Que dia é hoje?

Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher.

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. (Foi no dia 29 de novembro de 1947 que a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução da divisão da Palestina (a resolução 181), dividindo a Palestina num Estado judeu e num Estado árabe).

Aniversariantes

Bruno Garcia – 48 anos - Bruno Garcia da Silva é um ator brasileiro. Atua em séries da Rede Globo. O primeiro papel marcante da carreira de Bruno Garcia, na televisão, foi em 2002, na novela "Coração de Estudante", exibida pela TV Globo, no horário das seis, quando interpretou o promotor sedutor Pedro Guerra. Aos 18 anos interpretou um dos grandes papéis de sua carreira: em 1988, encenou "Hamlet", de Shakespeare. Três anos depois, fez sua primeira novela, "Felicidade", do autor Manoel Carlos. No mesmo ano, fez a peça "Homem Objeto", que acabou virando um quadro no "Fantástico" e o seriado "Sexo Frágil", em 2003.

Maria Paula Fidalgo – 48 anos – Após passagens pela MTV brasileira, em 1993, foi contratada pela Rede Globo, primeiramente para apresentar o game-show Radical Chic. O programa não durou muito e logo foi deslocada para a apresentação do humorístico Casseta & Planeta, Urgente!. Ao contrário das antecessoras Doris Giesse e Kátia Maranhão, que apenas apresentavam os quadros, Maria Paula também atuou nas esquetes e paródias ao lado dos humoristas do programa.

Francisco Cuoco – 84 anos - é um ator brasileiro. Interpretou personagens que marcaram época na televisão brasileira como o Cristiano Vilhena da primeira versão da novela "Selva de Pedra" (1972), o taxista Carlão de "Pecado Capital" (1975) e o Hercualno Quintanilha de "O Astro" (1975). Nascido em São Paulo, Francisco chegou a cursar Direito antes de ingressar na Escola de Arte Dramática de São Paulo. Passou pelo Teatro Brasileiro de Comédia e pelo Teatro dos Sete até chegar à TV Tupi.

Deixar um comentário