08/11/2018 01h39 - Atualizado em 08/11/2018 08h11

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 08 de novembro na história.
Hoje na História

1793 — Ocorria a primeira abertura do Louvre ao público como museu. O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, na França. Um marco central da cidade, está localizado na margem direita do rio Sena. Aproximadamente 38.000 objetos, desde a pré-história, são exibidos em uma área de 72.735 metros quadrados. Em 2017, o Louvre foi o museu de arte mais visitado do mundo, recebendo 8,1 milhões de visitantes. O museu está localizado no Palácio do Louvre, originalmente construído como uma fortaleza, os restos dela inclusive são visíveis no porão do museu. É neste museu que se passa o livro e filme O código da Vinci e é nele que está o quadro mais famoso do mundo, a Mona Lisa.

1799 - Nascia o Poeta, jornalista, político e livreiro Evaristo Pereira da Veiga e Barros, autor da letra do Hino da Independência do Brasil. Nascido em 1799, no Rio de Janeiro, ele estudou francês, latim, inglês, cursou aulas de retórica e poética e estudou filosofia. Várias de suas poesias eram dedicadas a amigos. Não demorou muito para escrever o Hino da Independência com refrão: Brava Gente Brasileira/Longe vá, temor servil/Ou ficar a Pátria livre/Ou morrer pelo Brasil.

1895 - É descoberto acidentalmente que raios X servem como ferramenta vital no diagnóstico e tratamento de doenças fazendo visível o invisível. A descoberta do físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen ocorreu acidentalmente em seu laboratório na cidade de Wurzburg, na Alemanha, onde ele testava se os raios catódicos podiam passar através do vidro. Neste dia, ele notou um brilho vindo de uma tela revestida quimicamente, que estava próxima. Ele chamou os raios que causaram este brilho de raios X por causa de sua natureza desconhecida. Ele percebeu que os raios X poderiam penetrar a carne humana, mas que não passavam por ossos ou chumbo e, portanto, pode ser fotografado. A descoberta de Röntgen foi rotulada como um milagre médico.

2005 - Game Guitar Hero era lançado na América do Norte. Considerado um dos games mais influentes da primeira década do século XXI, Guitar Hero se trata de um jogo musical desenvolvido pela Harmonix e lançado pela RedOctane para o console PlayStation 2. O jogo apresenta um controle em forma de guitarra que o jogador usa para simular os acordes do instrumento. O sucesso do game resultou em uma franquia, sequências do jogo e demais produtos, faturando mais de US $ 2 bilhões em vendas.

Que dia é hoje?

Dia do técnico em radiologia

Dia Mundial do Urbanismo

Aniversariantes:

Herson Capri – 66 anos - Herson Capri Freire é um ator brasileiro. Ele começou a carreira fazendo teatro na PUC de São Paulo enquanto cursava economia na USP. Ele superou um câncer de pulmão em 1999 e é torcedor do Coritiba Foot Ball Club. Ele fez o papel de Salomão em Rock Story, Otávio em Babilônia e no cinema interpretou Carlos Alberto em Minha Mãe É Uma Peça e Minha Mãe É Uma Peça 2.

Deixar um comentário