05/11/2018 08h32 - Atualizado em 05/11/2018 08h33

Enem 2018: tema da redação é considerado desafiador, mas agrada candidatos

Este ano exame abordou a "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"
Por: Gaúcha ZH - Rede Gaúcha Sat Foto: Valério Weege / Acústica FM
Enem 2018: tema da redação é considerado desafiador, mas agrada candidatos

Estar atento a polêmicas recentes envolvendo a internet, como a manipulação de notícias e o comportamento dos usuários de redes sociais, ajudou os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O tema da Redação foi "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" .

Segundo os primeiros candidatos que deixaram o prédio 50 da PUCRS, ainda sem os cadernos de prova em mãos, o tema da Redação foi anunciado com o auxílio de um gráfico sobre o uso de internet no Brasil e três textos dissertativos girando em torno do assunto. Eles abordavam questões como funcionamento dos algoritmos, comportamento de consumo via internet e manipulação de notícias. No entanto, o termo da moda, "fake news", não foi utilizado.

Embora o tema e a formulação do enunciado tenham sido considerados complexos e desafiadores, os estudantes gostaram da oportunidade de refletir sobre um assunto bastante presente no noticiário atual, sobre o qual muitos têm opinião formada.

— Eu, por exemplo, falei sobre as bolhas nas redes sociais. Que uma forma de evitar a manipulação é buscar informações e opiniões de pessoas diferentes da gente — declara Igor Ferreira, 21 anos, que realizou o Enem pela primeira vez.

Outros candidatos preferiram abordar a questão da invasão de privacidade em relação a dados dos usuários. Foi o caso de Jucerlane Guglermano. Aos 48 anos, ela prestou o Enem pela primeira vez. Quer trocar os 27 anos de Brigada Militar pela Engenharia Civil:

— Para mim, que tenho bastante vivência, é algo novo e legal de se discutir. Isso de você buscar a música de um artista por um motivo bobo e, no dia seguinte, ser bombardeada de produtos e notícias sobre aquele artista. Quem disse que eu gosto dele de verdade?

Christian Rosa dos Santos, 18 anos, foi por uma linha parecida:

— Concluí que o Estado deve intervir pela proteção dos dados das pessoas, pois o direito à privacidade está previsto na Constituição.

Além da Redação, as 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas extenuaram os candidatos. Todavia, a maior parte deles declarou que a prova foi bastante acessível para quem é bom em interpretação de texto. No próximo fim de semana, os candidatos farão os testes de Matemática e Ciências da Natureza.

As provas começaram às 13h30min, e os participantes terão cinco horas e 30 minutos para resolvê-las. 

Deixar um comentário