05/11/2018 00h34 - Atualizado em 05/11/2018 08h04

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 05 de novembro na história.
Hoje na História

1935 – Era Lançado nos Estados Unidos o jogo de tabuleiro Monopoly (Banco Imobiliário). Originalmente, com o nome de Monopoly, ele é produzido pela Hasbro e estima-se que já vendeu mais de 200 milhões de unidades pelo mundo. O jogo - que no Brasil é fabricado pela Estrela - segue em constante evolução e versões mais atualizadas contam com sistema cartão de crédito, além de poder jogar por celular ou Facebook. Mas se prepare: o jogo é longo, ideal para um final de semana chuvoso, mas às vezes nem isso é suficiente. A partida mais longa do Banco Imobiliário durou 59 dias.

1968 – Nascia Mr. Catra. Wagner Domingues Costa foi um compositor, cantor e rapper brasileiro. Ganhou fama fazendo músicas paródicas, como "Adultério", baseada na canção "Tédio", sucesso do Biquini Cavadão. Em 2012, gravou uma música com Neymar e Alexandre Pires. Ele era pai de 20 filhos e mantinha um relacionamento com três mulheres. Mr. Catra faleceu em 9 de setembro de 2018, aos 49 anos devido a complicações de um câncer.

1982 - Maior do mundo na época, a Usina Binacional de Itaipu abria suas comportas. Com o reservatório já formado, os presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner, acionam o mecanismo que levantou automaticamente as 14 comportas do vertedouro, liberando a água represada do Rio Paraná e, assim, inauguram oficialmente a maior hidrelétrica do mundo, após mais de 50 mil horas de trabalho. O nome Itaipu, que significa "a pedra que canta" na língua guarani, faz referência à pequena ilha que havia ali, antes da usina.

1983 - Morria Humberto Mauro, cineasta considerado o pai do cinema brasileiro. Nascido em Volta Grande (MG), no dia 30 de abril de 1897, ele sempre filmou temas brasileiros e foi um dos pioneiros da sétima arte no Brasil. Suas obras datam entre 1925 e 1974. Ele comprou sua primeira câmara cinematográfica de 9,5 mm, marca Pathé, em 1925. No mesmo ano, fundou em Cataguases (MG), a Phebo Sul América. No ano seguinte, filmou Na Primavera da Vida e em seguida Thesouro Perdido, uma obra de aventura, com muitas cenas de ação, que foi escolhida como melhor filme brasileiro de 1927. Afastado do cinema desde 1974, ano do curta "Carro de Bois", foi morar em sítio em Rancho Alegre, em Volta Grande, onde morreu, aos 86 anos, praticamente cego, após uma forte pneumonia.

2015 - Rompia a barragem em Mariana (MG), da Mineradora Samarco. O maior desastre ambiental da história brasileira ocorreu quando se rompeu a barragem de Fundão, que varreu do mapa o distrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município Mariana (MG). A barragem servia para conter rejeitos da Samarco Mineração. A tragédia espalhou um grande volume de lama de rejeitos, deixou 19 mortos, muitos desabrigados, provocou a poluição da bacia do Rio Doce e devastou a vegetação nativa. No dia 22 de novembro, a lama chegou ao Oceano Atlântico, atingindo o litoral norte do Espírito Santo.

Que dia é hoje?

Dia do Técnico em Eletrônica.

Dia Nacional da Cultura.

Dia do Cinema Brasileiro.

Dia do Designer.

Dia Nacional do Radioamador.

Dia do Técnico Agrícola.

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Aniversariantes:

Marcelo D2 – 51 anos - Marcelo Maldonado Peixoto, mais conhecido como Marcelo D2é um rapper brasileiro, vocalista da banda Planet Hemp, que hoje segue em carreira solo. Célebre por misturar o samba com a black music, fez várias parcerias com artistas de outros gêneros, como o axé music, e com pessoas que fazem batidas de música eletrônica com a boca, popularmente conhecido como beatbox.

Bryan Adams – Ele é um dos artistas mais bem sucedidos da década de 1980, e suas vendas são estimadas em 100 milhões mundialmente. Adams, um defensor dos Direitos dos animais tornou-se vegetariano por volta dos 28 anos e hoje tem uma alimentação completamente vegana.

Deixar um comentário