10/10/2018 21h16 - Atualizado em 11/10/2018 08h03

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 11 de outubro na história.
Hoje na História

1904 - Landell de Moura, padre católico, cientista e inventor patenteava suas invenções no campo de transmissão de voz nos Estados Unidos. Para muitos, o padre gaúcho é considerado o pai do rádio. Landell teve muitas dificuldades técnicas e financeiras para desenvolver suas pesquisas, trabalhou a maior parte do tempo sozinho e encontrou muita resistência e incredulidade por parte de autoridades e da população, o que impediu que seu reconhecimento em vida fosse mais amplo. Mesmo assim, após sua morte, ele recebeu uma série de homenagens e reconhecimentos oficiais. É cidadão honorário da cidade de São Paulo, patrono da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do município de Porto Alegre, patrono dos radioamadores brasileiros, e em 2012, por decreto presidencial, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

1908 - Nascia o cantor e compositor e sambista carioca Angenor de Oliveira, o Cartola. Autor de alguns clássicos como As Rosas Não Falam, O Mundo é um Moinho e Alvorada. Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola tomou gosto pela música e pelo samba ainda menino e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão.

1976 - A novela Escrava Isaura, estrelada por Lucélia Santos, começava a ser exibida. Escrito em plena campanha abolicionista (1875), a obra conta as desventuras de Isaura, escrava branca e educada, de caráter nobre, vítima de um senhor devasso. O romance foi um grande sucesso editorial e permitiu que Bernardo Guimarães se tornasse um dos mais populares romancistas de sua época. Até hoje é um dos programas brasileiros de maior sucesso no exterior.

1986 - Estreava o anime Cavaleiros do Zodíaco na TV Asahi no Japão. Produzido pela Toei Animation, ficou no ar, originalmente, até 1989. ma do mangá é em torno de cinco guerreiros místicos que lutam com "Armaduras" (ou "Cloths") sagradas, que têm como inspiração diversas constelações que protegem cada um dos guerreiros. A missão dos cavaleiros é defender a reencarnação da deusa grega Atena em sua guerra com outras divindades que querem dominar a Terra.

1996 – Morria aos 36 anos o líder e vocalista do Legião Urbana, Renato Russo. Renato Russo é autor de sucessos que marcaram a geração dos anos 1980 e 1990: Será, Geração Coca-Cola, Que País é Este?, Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo. Para alguns fãs, a paixão e a veneração pela banda chegava a ter um tom messiânico, sendo que alguns a chamavam de Religião Urbana. Renato Russo, contudo, sempre rejeitou este status. Renato Russo morreu no Rio de Janeiro, vítima de complicações da AIDS.

Que dia é hoje?

Dia Nacional do Deficiente Físico

Dia Internacional da Menina (A celebração marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo. Essas desigualdades incluem o acesso e o direito à educação, à nutrição, aos direitos legais e a cuidados médicos, e a proteção contra discriminação, violência e casamento infantil forçado.

Aniversariantes

Jorge Vercillo – 50 anos - Jorge Luiz Sant´anna Vercillo é um cantor, violonista e compositor brasileiro. Com mais de 20 anos de carreira, Jorge Vercillo é hoje um requisitado compositor. Até o momento, Vercillo lançou 10 CDs inéditos e 3 DVDs, tendo conquistado 1 Disco de Diamante, 3 Discos de Platina e sendo indicado 3 vezes ao Grammy Latino e uma nominação em 2013.Suas canções já foram gravadas tanto por novos expoentes, quanto por grandes nomes da música brasileira, como Ana Carolina, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Buchecha, Claudia Leitte, Luiza Possi, Belo, Jorge Aragão, Alinne Rosa dentre outros.

Daniel Zukerman – 35 anos - É um repórter, ator, radialista e humorista brasileiro de origem judaica. Atualmente trabalha na rádio Jovem Pan e esteve na Band. Seu quadro de maior sucesso nos programas Pânico foi “O Impostor” onde ele invadia festas muito importantes sem convite, e passou a mostrar como tudo foi feito para entrar no local. É um quadro de polêmicas, sendo que ele já conseguiu: Invadir o São Paulo Fashion Week e desfilar no palco, Invadir o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, sendo filmado pelas câmeras da Globo e entrevistado pela Band; Fazer "peitinho" em Roberto Carlos; Se disfarçar e invadir o hotel onde estava hospedado o ator Sylvester Stallone e tirar fotos com ele; Comparecer ao Congresso Nacional Brasileiro dizendo que era filho de um deputado; Comparecer no funeral do astro Michael Jackson sem convite; Entrar e pegar o Oscar e ainda extrair um fio de cabelo da modelo Gisele Bündchen durante um evento em São Paulo e Sobrevoar a fazenda que sedia o reality show A Fazenda, da Record.

Lobão – 61 anos - Lobão, nome artístico de João Luiz Woerdenbag Filho é um cantor, compositor, escritor, multi-instrumentista, editor de revista e apresentador de televisão. Sua carreira musical é marcada por grandes parcerias; compôs sucessos como "Me Chama", canção muito famosa na voz de vários intérpretes, que ficou na 47ª posição das maiores músicas brasileiras, segundo a Rolling stone, e "Vida Louca Vida", conhecida na voz de Cazuza. Apesar de ter surgido e conseguido sucesso no ambiente marginal do rock brasileiro nos anos 1980, Lobão vem dialogando com diversos gêneros, como o samba, ao longo de sua carreira.Em 1988, por exemplo, o disco Cuidado! contou com a participação da percussão da Estação Primeira de Mangueira.

Totia Meirelles – 60 anos - Maria Elvira Meirelles, mais conhecida pelo nome artístico de Totia Meireles, é uma atriz brasileira. Apesar de carioca, Totia viveu parte da sua vida em Cuiabá e tem bastante carinho pela capital mato-grossense. recebeu ainda criança o apelido Totia. Daí, seu nome artístico. Conhecida por atuar em várias novelas de sucesso, como "Pantanal", "O clone", "Caminho das Indias", "Fina estampa" e “Salve Jorge” como Wanda, Totia é considerada uma das grandes atrizes da teledramaturgia brasileira. Chegou a ser indicada ao Prémio Shell de Teatro pelo musical "Gypsy"

Deixar um comentário