Estilo de vida

Mastigar ASSIM é a "melhor maneira de comer", revela especialista

Dê mordidas pequenas e cuidadosas!
Por: Acústica FM
Publicado em: 05/08/2022 às 18h49
Mastigar ASSIM é a "melhor maneira de comer", revela especialista Divulgação

Dê mordidas pequenas e cuidadosas. Nunca coma com a boca aberta. E se tudo que seus pais lhe ensinaram sobre mastigar sua comida estivesse errado? Essa é a sugestão de um cientista britânico, que diz que há uma maneira ideal de comer – e vai contra a sabedoria convencional aprendida na infância. "Estamos fazendo tudo errado", disse recentemente Charles Spence, professor de psicologia experimental em Oxford, ao Daily Mail . "Os pais incutem boas maneiras em seus filhos, exaltando as virtudes de mastigar educadamente com a boca fechada. No entanto, mastigar de boca aberta pode realmente ajudar a liberar mais compostos orgânicos voláteis, contribuindo para nosso olfato e percepção geral." Continue lendo para ver exatamente como comer e por quê.

Os compostos orgânicos voláteis são produtos químicos. Alguns deles são sintéticos e prejudiciais (como os contidos em algumas tintas), e alguns são naturais. Os VOCs que ocorrem naturalmente nos alimentos – como ésteres, cetonas, terpenóides e aldeídos – criam aroma e contribuem para o sabor dos alimentos. Eles são processados ​​por neurônios sensoriais no nariz, que se comunicam com o cérebro e podem aumentar a experiência de comer. 

"Quando se trata de som, gostamos de alimentos barulhentos - pense em crocante, crocante", disse Spence, porta-voz dos produtores de maçã Pink Lady no Reino Unido. "Tanto as batatas fritas quanto as maçãs são classificadas como mais agradáveis ​​quando o som do crunch é amplificado. Para ouvir melhor o crunch de uma maçã, uma batata frita, um palito de cenoura, um biscoito, um pão crocante ou um punhado de pipoca, devemos sempre abandonar nossas maneiras e mastigamos de boca aberta."

Em outro desenvolvimento que horrorizará os pais tradicionais, Spence diz que comer com as mãos o máximo possível é uma excelente ideia porque pode otimizar a experiência de comer. "Nosso sentido do tato também é vital em nossa percepção da comida no paladar", disse Spence. "Sentir a textura suave e orgânica da casca de uma maçã em nossa mão antes de mordê-la inteira provavelmente contribuirá para uma maior apreciação da suculenta, doce e crocante da primeira mordida.