Search
Camaquã
21°C
Camaquã
21°C
Zap zap

Hoje na história – 30 de janeiro – Assassinato de Mahatma Gandhi e lançamento do Windows Vista

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

1869 — Publicada por Angelo Agostini na revista A Vida Fluminense, As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo. Esta história foi tão importante na historia dos quadrinhos brasileiros que em 1984 foi escolhido o dia 30 de janeiro para ser o “Dia do Quadrinho Nacional”, e transmitindo tanta importância ao seu criador que o prêmio dado aos melhores cartunistas, pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, tem o nome de “Prêmio Angelo Agostini”.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

1933 — Adolf Hitler é empossado como Chanceler da Alemanha. O Chanceler da Alemanha, oficialmente Chanceler Federal da República Federal da Alemanha, é o chefe de governo da Alemanha.

1948 — Mahatma Gandhi é assassinado pelo extremista hindu Nathuram Godse. O extremista atirou no peito de Gandhi três vezes à queima-roupa em Nova Deli, em 30 de janeiro de 1948. Godse, um nacionalista hindu, acreditava que Gandhi havia favorecido as demandas políticas dos muçulmanos durante a partição da Índia, planejou o assassinato com Narayan Apte e seis
outros conspiradores. Depois de um julgamento que durou mais de um ano, foi condenado à morte em 8 de novembro de 1949.

2007 — Microsoft lança o sistema operacional Windows Vista. O Vista foi a sexta versão do Windows para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn. O lançamento do Windows Vista veio mais de cinco anos depois da introdução do seu predecessor, o Windows XP, sendo o período mais longo entre lançamentos consecutivos de versões do Microsoft Windows.

Datas

Dia da Saudade

Dia do Padrinho

Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Aniversariantes

Phil Collins – 73 anos – é um baterista, cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e ator britânico. Foi baterista e vocalista da banda Genesis, mas também atingiu grande êxito em carreira solo. Também atuou em alguns filmes e programas de televisão.

Filipe VI de Espanha – 56anos – é o atual Rei de Espanha desde sua ascensão ao trono em 2014, quando foi proclamado ante as Cortes Gerais após se tornar efetiva a abdicação do seu pai. Terceiro filho do rei Juan Carlos I e sua esposa, a princesa Sofia da Grécia e Dinamarca. De acordo com a Constituição espanhola, como monarca, ele é chefe de estado e comandante-em-chefe das Forças Armadas com a patente militar de Capitão General.

Juninho Pernambucano – 49 anos – é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista. Foi diretor de futebol do Lyon entre os anos de 2019 e 2021. Pela Seleção Brasileira, anotou seis gols em 40 partidas e disputou a Copa América de 2001, a Copa das Confederações de 2005 e a Copa do Mundo de 2006.

Tags: hoje na historia, zap zap