Search
Camaquã
21°C
Camaquã
21°C
Zap Zap

Hoje na história – 29 de janeiro – Fim definitivo para o teste de armas nucleares francesas

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

1886 — Karl Benz inventou o primeiro motor de automóvel movido a gasolina. Ele nasceu em 1844 em Karlsruhe, na Alemanha, e se formou em engenharia mecânica na Universidade de Karlsruhe em 1864. Em 29 de janeiro de 1886, ele registrou a patente do seu primeiro automóvel, o Benz Patent-Motorwagen, que era um veículo de três rodas com um motor de combustão interna na traseira, movido a gasolina. O carro era basicamente formado por três pneus cujo tamanho era de um pneu de bicicleta, um motor na traseira, uma tábua de madeira que era um chassi – cuja madeira era muito forte, para sustentar o peso de uma pessoa -, um banco e um volante, que era uma manivela. O carro só chegava a 8 quilômetros por hora.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

1916 —Paris é bombardeada pela primeira vez por zepelins alemães, na Primeira Guerra Mundial. Após 10 meses e meio após seu primeiro ataque, duas aeronaves militares partem para um segundo ataque a Paris. Um deles, vítima de dano, é forçado a se virar. O segundo, lançou 17 artefatos explosivos nos bairros de Belleville e Ménilmontant, causando a morte de 26 pessoas e deixando 38 feridos. O Zepelim alemão, grande dirigível criado no início do século 20 para transporte de carga e de passageiros, possui uma estrutura de aço. O maior dirigível da história era um veículo rígido motorizado, batizado com o nome de seu inventor.

1996 — Presidente Jacques Chirac anuncia um “fim definitivo” para o teste de armas nucleares francesas. Entre os anos 1960 e 1990, a França realizou testes nucleares nas ilhas da Polinésia Francesa, um território do país localizado no Oceano Pacífico, nos atóis (ilhas) de Moruroa e Fangataufa, na Polinésia Francesa.  O programa militar era secreto e assim seguiu por 30 anos, durante os quais 197 testes aconteceram. O projeto teve fim após protestos sobre a falta de transparência do governo francês. Durante todos os anos de testes os impactos reais para a população local não foram revelados para a população. Relatórios divulgados, indicam que cerca de 110 mil pessoas foram afetadas pelos níveis de radiação.

2017 — Atentado à mesquita de Quebec. Alexandre Bissonnette abriu fogo na mesquita de Sainte-Foy, Quebec, matando seis e ferindo outros 19. O tiroteio na mesquita da cidade de Quebec (em francês: Attentat de la grande mosquée de Québec) foi um ataque terrorista de Alexandre Bissonnette, de 27 anos, na noite de 29 de janeiro de 2017, no Centro Cultural Islâmico da cidade de Quebec, uma mesquita na Bairro Sainte-Foy da cidade de Quebec, Canadá. Seis fiéis foram mortos e outros cinco ficaram gravemente feridos após as orações da noite, quando um homem entrou na sala de oração pouco antes das 20h e abriu fogo por cerca de dois minutos com uma pistola Glock de 9 mm. Cerca de 40 pessoas estavam presentes no momento do tiroteio. O tiroteio provocou ampla discussão sobre islamofobia, racismo e terrorismo de direita no Canadá. O primeiro-ministro Justin Trudeau e o primeiro-ministro Philippe Couillard chamaram o tiroteio de ataque terrorista, mas Bissonnette não foi acusado ou sentenciado sob a cláusula de terrorismo do Código Penal ou descrito como tal por especialistas em terrorismo.

 

Datas

Dia Nacional da Visibilidade Trans

Dia Internacional do Hanseniano – portador de hanseníase, também conhecida como lepra.

 

Aniversariantes

 

Oprah Winfrey – 70 anos – Oprah Winfrey é uma apresentadora, jornalista, atriz, empresária, repórter, produtora, editora e escritora norte-americana. Uma das mulheres mais poderosas da América. Com o sucesso de seu programa, Oprah construiu um verdadeiro império midiático. Ela fundou a Harpo Productions, uma produtora de televisão e cinema responsável. Além disso, ela lançou sua própria revista, a “O, The Oprah Magazine”, que se tornou um sucesso editorial e uma das revistas mais vendidas do país.

Romário de Souza Faria – 58 anos – Romário de Souza Faria é um político e ex-futebolista brasileiro que atuava como centroavante. Em sua carreira no futebol, viveu seu melhor momento ao conquistar a Copa do Mundo FIFA de 1994 com a Seleção Brasileira. Senador pelo Rio de Janeiro em 2023, conhecido popularmente como “Baixinho” devido à baixa estatura, o jogador ainda teve uma breve experiência como treinador, comandando o Vasco da Gama. Também conseguiu ser ídolo nos rivais Flamengo e Fluminense, além do America-RJ, onde encerrou a sua carreira. Na Espanha teve grande passagem por Barcelona e duas breves passagens pelo Valencia.

Débora Lamm – 46 anos – Débora Lamm é uma atriz e diretora teatral brasileira. Começou a carreira de atriz em 1997 no O Tablado por onde permaneceu por alguns anos chegando a realizar diversas peças de Maria Clara Machado. Entre seus principais trabalhos está Celebridade, como Vitória Souto, Malhação, como Clara, A Grande Família, como Cida e Malhação: Vidas Brasileiras, como Guilhermina Laroche e Nina Burana.

Sarah Oliveira – 45 anos – Sarah Oliveira é uma apresentadora da televisão brasileira. Desde 2011, idealiza e apresenta projetos audiovisuais para canais pagos, como o GNT, Youtube e streaming. Concorreu ao Prêmio APCA de melhor apresentadora em 2016. Venceu o WME Awards 2020 na categoria Melhor Radialista

Eloy Casagrande – 33 anos – Eloy Casagrande é um baterista brasileiro que atualmente toca na banda de groove metal/death metal Sepultura. Ele foi eleito pela revista Modern Drummer como o melhor baterista de metal de 2021 e pelo website drumeo como o melhor baterista de metal de 2022.

Tags: fatos marcantes, hoje na historia, zap zap