Search
Camaquã
14°C
Camaquã
14°C
Hoje na História

Hoje na história – 19 de dezembro – Roubo da Taça Jules Rimet

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

1983 — O troféu original da Copa do Mundo FIFA, a Taça Jules Rimet, é roubado da sede da Confederação Brasileira de Futebol no Rio de Janeiro, Brasil. Após o Brasil ter conquistado a posse definitiva do troféu, o mesmo passou a ser exibido na sede da Confederação Brasileira de Futebol. A incúria para com o troféu fez com que uma réplica fosse trancada num cofre, enquanto a taça original ficasse exposta, sem muita segurança. Em dezembro de 1983 o troféu foi roubado, e alguns dias
depois a imprensa noticiava, com assombro, que o mais importante símbolo das conquistas futebolísticas do Brasil havia sido derretido.

1998 — O presidente Bill Clinton sofre impeachment pela
Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, tornando-se o segundo presidente dos Estados Unidos a sofrer impeachment.
Bill Clinton, o 42º presidente dos Estados Unidos, sofreu um processo de impeachment pela Câmara dos Representantes sob duas acusações, uma de perjúrio e uma de obstrução da justiça, em 19 de dezembro de 1998. Dois outros artigos do impeachment (uma segunda acusação de perjúrio e uma acusação de abuso de poder) não foram aceitos pela Câmara. As acusações surgiram após o escândalo Lewinsky e a ação judicial movida por Paula Jones. Clinton foi absolvido pelo Senado em 12 de fevereiro de 1999. Exigindo uma maioria de dois terços para a destituição, apenas 50 senadores (de 100) votaram pela acusação de obstrução e 45 pela acusação de perjúrio.

 

2001 — Crise econômica argentina: Protestos em dezembro: revoltas eclodem em Buenos Aires, Argentina. Os Protestos na Argentina em dezembro de 2001 ocorreram nos dias 19 e 21 de dezembro de 2001 em várias cidades da Argentina, incluindo a capital Buenos Aires. As manifestações foram causadas pela crise econômica que sacudiu o país no final de 2001 e que culminaram com as renúncias do Ministro da Economia Domingo Cavallo e do Presidente Fernando de la Rúa.

 

2013 — A nave espacial Gaia é lançada pela Agência Espacial Europeia. é um telescópio espacial da Agência Espacial Europeia (ESA) de astrometria, e sucessora da missão Hipparcos. Foi incluído no contexto do programa científico ESA Horizon 2000 Plus à longo prazo em 2000.

 

Datas

Aniversário da Emancipação do Paraná

 

Aniversariantes

Jake Gyllenhaal – 43 anos – estreou no cinema aos 11 anos ao lado de Billy Crystal em Life, Love, Cows (1991). Considerado uma das estrelas em ascensão de Hollywood, Jake Gyllenhaal seleciona seus projetos com atenção, escolhendo papéis fortes. Em 2006 e 2007, ele foi, alternadamente, um fuzileiro naval perdido na Guerra do Golfo em Soldado Anônimo de  Sam Mendes, um cowboy gay em O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee (quando foi indicado pela primeira vez ao Oscar) e um agente da CIA questionando sua missão em O suspeito ao lado de Reese Witherspoon. O ator também esteve em Zodíaco, dirigido por David Fincher,no qual co-estrela com Robert Downey Jr. Em 2010, Gyllenhaal ganhou músculos para o blockbuster adaptado do famoso videogame Príncipe da Pérsia, e foi para a comédia com Amor e Outras Drogas, com Anne Hathaway.

Renato Góes – 37 anos – É um ato e apresentador brasileiro.

Iniciou sua carreira em 2005 no teatro atuando nas peças Improvisações e Cenas Curtas e Será que Vale a Pena?. Nos anos seguintes atuou em Dois Perdidos numa Noite Suja e O Vendedor de Cordel. No cinema, participou dos longa-metragens Jesus, o Nascimento, Polaroides Urbanas, Tropa de Elite e nos curta-metragens O Teste, O Mundo Que Eu Vejo, Romance em Preto e Branco, Cinema é a Maior Diversão, entre outras. Em 2006 fez uma participação especial em Pé na Jaca, da Rede Globo, interpretando o protagonista Lance jovem na primeira fase da novela. Em 2018 interpretou o rapper Marcelo D2 no filme biográfico Legalize Já – Amizade Nunca Morre, que conta a história da banda Planet Hemp.  Em 2017, está no filme Por Trás do Céu como MicuimEm 2018, rodou os filmes Macabro, do Marcos Prado, documentário Paixão Nacional, de Theresa Jessouroun e O Riso de Ariano, atuando novamente como filho de Cássia Kiss. Em 2019 protagoniza a telenovela Órfãos da Terra, como Jammil, um libanês que se envolve com a noiva de um sheik e se torna refugiado no Brasil. Em 2022 interpreta José Leôncio jovem na primeira fase de Pantanal, no mesmo ano interpreta seu primeiro vilão em Mar do Sertão, o malvado Tertulinho.

Tags: zap zap