Search
Camaquã
21°C
Camaquã
21°C
Hoje na História

Hoje na história – 15 de dezembro – Nasce Oscar Niemeyer

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

1907 – Nascia o arquiteto Oscar Niemeyer. Responsável pelo projeto da capital federal, Niemeyer morreu em 2012 aos 104 anos. Considerado um dos mais influentes nomes na arquitetura moderna, ele foi o percussor da exploração das possibilidades do uso do concreto armado. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos desenhados para a cidade de Brasília. Contudo, ele também é autor de inúmeros projetos em São Paulo (como o Parque do Ibirapuera, edifício Copan), no Rio de Janeiro (Sambódromo) e em várias outras cidades do Brasil e do mundo. Ele também foi um dos colaboradores do projeto da sede da ONU, em Nova York.

1939 – Estreava o filme E o Vento Levou, clássico do cinema mundial. A trama, que se desenrola no sul dos Estados Unidos, tendo como pano de fundo da Guerra de Secessão e a era da Reconstrução, conta a história de Scarlett O’Hara, filha de um latifundiário da Geórgia, durante os períodos pré, contemporâneo e pós-Guerra Civil dos Estados Unidos.

1966 – Morria o cineasta, diretor, roteirista, animador, empreendedor e filantropo Walt Disney. O mundo perdia a genialidade de Walt Disney, grande empresário do setor de animação a entretenimento. Ele morreu em Los Angeles, na Califórnia, e deixou como legado a transformação da indústria do entretenimento familiar, além de influenciar toda uma geração de crianças. Perfeccionista, inovador e hábil homem de negócios, Walt Disney manteve um controle rígido sobre a empresa, tanto na criação quanto nos negócios. Ele supervisionou a expansão da empresa em filmes de ação, programas de televisão, parques temáticos e merchandising de massa.

1994 – Era lançado o navegador Netscape. Neste dia, era lançado o Netscape, um navegador de internet que se tornou muito popular nos anos 90. Seu reinado, contudo, terminou por conta do surgimento do software Internet Explorer da Microsoft. Por conta disso, entre outros fatores, seu uso havia praticamente desaparecido em 2002.

1996 – O Grêmio vencia a Portuguesa e sagrava-se bicampeão brasileiro. Naquela ocasião, o Grêmio comandado por Luiz Felipe Scolari venceu a série final contra a surpreendente Portuguesa, treinada por Candinho. A primeira partida, em São Paulo, foi vencida pela Lusa por 2 a 0. Na volta, em 15 de dezembro no Olímpico, o Tricolor de Porto Alegre devolveu o placar e conquistou seu troféu por ter melhor campanha.

 

Que dia é hoje?

Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada).

Dia do Arquiteto e Urbanista (em homenagem a Oscar Niemeyer, nascido nesta data).

Dia do Jardineiro.

 

Aniversariantes do dia

Adriana Esteves – 54 anos – Adriana Esteves Agostinho é uma atriz brasileira conhecida por seu trabalho no cinema, televisão e teatro. Foi indicada ao Emmy Internacional na categoria “Melhor Atriz” pela interpretação da cantora Dalva de Oliveira na minissérie “Dalva e Herivelto: uma canção de amor”. Fez ainda programas de humor, como o elogiado “Toma Lá, Dá Cá”. Em 2012, interpretou a vilã Carminha em Avenida Brasil, papel que pelo qual recebeu reconhecimento do público da crítica, e vários prêmios, sua última novela foi Amor de Mãe (2019).

Cristiana Oliveira – 60 anos – Cristiana Barbosa da Silva de Oliveira é uma atriz e ex-modelo brasileira. Cristiana Oliveira ganhou notoriedade em 1990 na novela “Pantanal”, interpretando a personagem Juma. A novela foi um grande sucesso e virou um marco da teledramaturgia brasileira. Quem a viu exibir belas curvas, nua em cena aos 26 anos, na trama, não sabe o que a atriz sofreu durante a adolescência. Aos 17 anos, Krika, como é conhecida entre os íntimos, tinha problemas de obesidade. Se último trabalho na TV foi em 20129 na novela Topíssima da Record TV.

Tags: hoje na historia, zap zap