Zap Zap

Hoje na história - 29 de novembro - Morte de George Harrison e queda do avião da Chapecoense

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por:
Publicado em: 29/11/2021 às 08h15
Hoje na história - 29 de novembro - Morte de George Harrison e queda do avião da Chapecoense Foto: Divulgação/ Cleberson Silva/ Chapecoense

1972 — Atari anuncia o lançamento de Pong, o primeiro jogo eletrônico comercialmente lucrativo. Não possuía gráficos espetaculares ou jogabilidade excelente, mas foi de importância fundamental na história do videogame. Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas. A primeira instalação em um bar de San Francisco, Califórnia, mostrou aos dois a possibilidade de lucro da criação.

2001 - Depois de uma longa luta contra o câncer, o ex-Beatle e músico George Harrison morria aos 58 anos. George Harrison era o integrante mais jovem dos Beatles e foi o segundo da formação clássica do grupo britânico a morrer após John Lennon ser assassinado em 1980.

2012 – Morria, aos 75 anos, o jornalista Joelmir Beting. Profissional de grande contribuição para o jornalismo bem como para a economia e a comunicação, Joelmir foi um pioneiro na tradução dos difíceis termos técnicos econômicos para a vida cotidiana.

2016 — Voo LaMia 2933 que transportava a equipe de futebol da Chapecoense para disputar a primeira etapa da final da Sul-Americana, cai perto de Medellín na Colômbia, matando 71 pessoas e deixando 6 feridos, entre eles jogadores, técnico, jornalistas e comentaristas brasileiros.


Que dia é hoje?

Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher.

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.


Aniversariantes do dia

Bruno Garcia – 51 anos - é um ator brasileiro. Atua em novelas e séries da Rede Globo. Também atua no cinema, tendo seu maior sucesso contracenando ao lado de Ingrid Guimarães no filme 'De Pernas pro Ar' e 'De Pernas pro Ar 2'.

Maria Paula Fidalgo – 51 anos – Apresentadora, psicóloga e atriz brasileira. Após passagens pela MTV brasileira, em 1993, foi contratada pela Rede Globo, primeiramente para apresentar o game-show Radical Chic. O programa não durou muito e logo foi deslocada para a apresentação do humorístico Casseta & Planeta, Urgente!. Ao contrário das antecessoras Doris Giesse e Kátia Maranhão, que apenas apresentavam os quadros, Maria Paula também atuou nas esquetes e paródias ao lado dos humoristas do programa. É embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Desde 2005 escreve uma coluna sobre saúde psicológica no Correio Braziliense.

Francisco Cuoco – 88 anos - é um ator brasileiro. Interpretou personagens que marcaram época na televisão brasileira, em novelas como 'A Próxima Vítima', 'O Clone' e 'Cobras e Lagartos'. 

De origem humilde, filho do feirante italiano Leopoldo Cuoco, Francisco cresceu no bairro paulistano do Brás, junto de sua irmã Grácia e sua mãe Antonieta.

Trabalhava durante o dia com o pai na feira e à noite estudava, buscando uma profissão estável. Queria estudar Direito, mas ao entrar em contato com a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita, decidiu ser um profissional de dramaturgia. Abandonou os estudos de leis e códigos e se entregou à vocação artística.