Zap Zap

Hoje na história - 17 de maio - Instrumento saxofone é patenteado e início da investigação do caso Watergate

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Redação
Publicado em: 17/05/2022 às 08h16
Hoje na história - 17 de maio - Instrumento saxofone é patenteado e início da investigação do caso Watergate Foto: Pixabay

1846 - Adolphe Sax patenteava o instrumento musical saxofone, o “sax”. O belga foi um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século 19. O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com chaves, numa mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cônico, com cerca de 26 orifícios que têm as aberturas controladas por cerca de 23 chaves vedadas com sapatilhas feitas de couro e uma boquilha que pode ser de metal ou de resina, na qual se acopla uma palheta de bambu ou de material sintético.

1929 – Nascia o ator, diretor e produtor John Herbert. Formado em Direito, ele praticamente não exerceu a profissão, optando pela carreira de ator. John Herbert foi casado com a atriz Eva Wilma, entre 1955 a 1976. Ao lado da esposa, fez bastante sucesso nos anos 50 e 60 na televisão com o seriado Alô Doçura. Depois, também teve atuações de destaque em várias novelas e minisséries, tanto na TV Tupi quanto na Rede Globo. No cinema, John Herbert também participou de aproximadamente 60 filmes. Ele morreu no dia 26 de janeiro de 2011, em São Paulo, aos 81 anos, vítima de um enfisema pulmonar.

1973 - Teve início a investigação do caso Watergate pelo Senado dos Estados Unidos. Watergate foi o escândalo político que envolveu a revelação de atividades ilegais por parte da administração republicana do presidente norte-americano Richard Nixon durante a campanha eleitoral de 1972. O caso é considerado um dos mais repercutidos da história política dos Estados Unidos. O escândalo político resultou na renúncia do presidente Richard Nixon. Cinco ex-integrantes do FBI e da CIA que colaboraram para a reeleição haviam sido detidos no quartel-general do Partido Democrata, no edifício Watergate.

1990 – A Organização Mundial da Saúde excluía a Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Por conta deste marco na luta contra o preconceito, o Dia Internacional contra a Homofobia foi criado no dia 17 de maio e oficialmente declarado em 1992. De acordo com a OMS, após a retirada da homossexualidade do CID, houve uma rejeição das "terapias de conversão" e de conceitos como o de "cura gay", procedimentos que não possuem embasamento científico. A data é celebrada no mundo inteiro.

2012 – Morria aos 63 anos a cantora Donna Summer. Conhecida por estar entre as melhores cantoras mundiais e por ter feito suas gravações musicais em estilo disco nos anos 70 e posteriormente dance music nos anos 80, 90 e 2000. Devido a seu estrondoso sucesso, recebeu o título de Rainha do Disco Music e Rainha da Dance Music. Em toda sua carreira, vendeu mais de 200 milhões de discos. Foi a primeira artista a ter três álbuns duplos consecutivos a atingir o primeiro lugar nas paradas da Billboard nos Estados Unidos. Donna Summer foi diagnosticada com câncer de pulmão e batalhou contra a doença por 2 meses.

 

Que dia é hoje?

- Dia Mundial das Telecomunicações e Comunicações

- Dia Internacional contra a Homofobia

- Dia mundial da Reciclagem

- Dia internacional da Internet

- Dia Internacional da Hipertensão

 

Aniversariantes

Duda Nagle - 39 anos - Eduardo Nagle Marques é um ator brasileiro. Ele é filho da jornalista Leda Nagle e do falecido engenheiro nuclear Rogério Marques. Estreou na televisão em 1995 em uma participação em Malhação, logo depois, em 2003, na telenovela Agora É que São Elas.  Ele é marido da apresentadora Sabrina Sato com quem tem uma filha chamada Zoe.

Mônica Martelli - 54 anos – Mônica Garcia Assis é uma atriz, dramaturga, cronista, escritora, diretora, jornalista e apresentadora brasileira sua estreia na TV foi no humorístico Chico Total, onde atuou por dois anos até participar do elenco da telenovela Por Amor. Em 2005, Mônica começou a encenar o espetáculo Os Homens São de Marte...e É pra Lá que Eu Vou, que ganhou grande sucesso, levando a atriz a trabalhar em Portugal. A peça teve uma adaptação pro cinema nove anos depois, que ganhou o posto de filme nacional mais assistido de 2014, além de ganhar o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2015 e uma série de televisão. 

Alessandra Maestrini – 45 anos – Alessandra ficou conhecida nacionalmente ao interpretar o papel da simpática e autêntica empregada Bozena em Toma Lá Da Cá. Que tinha como seu bordão a frase “Lá em Pato Branco...”. A repercussão e carisma da personagem foi tamanha, que Alessandra foi agraciada com uma medalha de "cidadã honorária" em Pato Branco. Alessandra nasceu em Sorocaba, interior de São Paulo e está atualmente investindo na carreira de cantora.


Hoje também é aniversário do município de Santa Maria, na região central aqui do RS. A quinta maior cidade do Estado está comemorando 224 anos.