Camaquã
17°C
Camaquã
17°C
Segurança

Grupo de Ações Especiais da Polícia Penal recebe nova sede na capital gaúcha

Unidade adequará o planejamento de ações táticas de alto risco e atividades no âmbito prisional
Foto: Jurgen Mayrhofer/ Ascom SSPS
Foto: Jurgen Mayrhofer/ Ascom SSPS

A Polícia Penal inaugurou, no último dia 21, a nova sede do Grupo de Ações Especiais (Gaes), no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. A mudança de endereço surgiu da necessidade de um local mais amplo e adequado para a realização das atividades da equipe.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O antigo prédio, localizado no bairro Centro Histórico, na Capital, contava com uma área equivalente a um terço do novo estabelecimento, que possui três andares de 300m² cada. Devido à maior amplitude do espaço, os agentes, agora, terão à sua disposição novos ambientes para usufruir, como sala de reuniões, auditório e uma sala de tatame para a prática de técnicas de imobilização e algemação, além de um estacionamento interno para viaturas.

Aproximadamente 50 agentes atuarão na sede, onde poderão ser realizadas capacitações e palestras. A equipe ainda está em processo seletivo, portanto há previsão de entrada novos servidores ao longo de 2024.

Vinculado ao Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Polícia Penal, o Gaes é uma unidade especializada em ações táticas de alto risco no âmbito prisional, como intervenções no caso de motins e rebeliões, com ou sem reféns, escoltas, rondas e patrulhamentos nos grandes complexos penitenciários.

Para o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz:

“A ampliação do espaço é uma forma de qualificar cada vez mais o trabalho que o Gaes desempenha na segurança pública do nosso Estado, trazendo segurança e bem-estar também aos servidores”, destaca.

Já o coordenador do Gaes, Juliano Moro, salientou que a inauguração da nova sede é a garantia de um ambiente adequado para comportar as diversas atividades operacionais do grupo, que realiza suas funções em tempo integral.

Tags: SEGURANÇA, Susepe