Clima

Forte frio e ventos deixam 230 mil pessoas sem energia elétrica no RS

Baixas temperaturas vão continuar nesta quinta (19) em várias capitais
Por: Gil Martins
Publicado em: 18/05/2022 às 14h53
Atualizado em: 18/05/2022 às 15h15
Forte frio e ventos deixam 230 mil pessoas sem energia elétrica no RS Foto: James Tavares/Divulgação

O dia amanheceu gelado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, com várias capitais registrando temperaturas mínimas abaixo dos 10 graus. Nas serras gaúcha e catarinense, nevou na madrugada desta quarta-feira (18), e a neve deve continuar nos próximos dias.

- Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui 

O frio intenso, que chegou antes do inverno, é provocado pela passagem do ciclone extra-tropical Yake-can, no sul do país. Os ventos preocupam e a velocidade pode chegar a 110 quilômetros por hora. O frio assusta até quem já está acostumado, como a professora aposentada Helena Planzer, de Itaiópolis, cidade serrana ao norte de Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, a ventania já provocou problemas no abastecimento de energia elétrica, e quase 230 mil pessoas ficaram sem luz na noite dessa terça-feira (17). A servidora pública Sonia Martins, que mora em Porto Alegre, reclama que a sensação térmica causada pela ventania é o que castiga mais quem precisa sair à rua. 

- Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O frio está incomum em outras regiões do país, como no Centro-Oeste, por exemplo. Em Brasília, a quarta-feira teve mínima de 9 graus. E em Goiânia, apenas um grau a mais. Belo Horizonte amanheceu com a mesma temperatura que Curitiba, uma das capitais mais frias do país: 6 graus. Mas São Paulo teve a madrugada mais fria, com sensação térmica de 4 graus negativos. Segundo o meteorologista Olivio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia, essa queda da temperatura fora de época é causada pelo ciclone extra-tropical, que provoca ventos intensos e altera a sensação térmica: 

E o friozão vai continuar nesta quinta-feira (19). Em Belo Horizonte e Brasília, por exemplo, a temperatura vai baixar ainda mais, e deve amanhecer com 5 graus. Em São Paulo e Goiânia, a mínima será de 6 graus, igual à de Curitiba.

Texto: Leandro Martins/Agência Brasil