Infraestrutura

Exclusivo: saiba como será a nova rótula da Loureiro da Silva em Camaquã

Um dos pontos nas proximidades passará a ser de mão única para facilitar o acesso
Por: Gil Martins
Publicado em: 05/05/2022 às 15h11
Atualizado em: 05/05/2022 às 16h00
Exclusivo: saiba como será a nova rótula da Loureiro da Silva em Camaquã Reportagem da Rádio Acústica FM, obteve imagem do projeto de construção da nova rótula. Foto: Rodrigo Vicente/Acústica FM

Aos poucos, uma das mais aguardadas obras do perímetro urbano de Camaquã, vai tomando forma. A Avenida José Loureiro da Silva, está recebendo obras que envolvem, drenagem, substituição de canos para abastecimento de água, construção de uma ciclovia, duas rótulas, pavimentação asfáltica, pintura asfáltica e os trabalhos devem culminar com a instalação de um moderno sistema de iluminação pública em LED.

- Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Todos os trabalhos estão em andamento e os motoristas já conseguem transitar em um trecho onde a camada asfáltica já foi aplicada. Mesmo ainda não estando concluída, a ciclovia já recebe o trânsito de ciclistas em boa parte da avenida.

A rótula que fica junto a rua José de Souza Castro está praticamente concluída, mas o fluxo de veículos segue restrito, devido aos trabalhos de drenagem que ocorrem no lado esquerdo da via, para quem segue rumo a BR 116.

- Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Tiveram início recentemente, os trabalhos de construção de uma nova rótula. Ela deverá auxiliar no acesso do bairro Vila Nova pela rua Francisco Rosales Carmona e também da rua João Brandão.

Neste momento há um afunilamento do trânsito nos dois sentidos, para a execução dos trabalhos, que foram interrompidos em razão das chuvas que caíram na cidade nos últimos dias. Com o fim do período chuvoso, os serviços devem ser retomados, fazendo com que os condutores reforcem os cuidados ao passar pelo local.

Com exclusividade, a reportagem a Rádio Acústica FM obteve na tarde desta quinta-feira (05), imagens do projeto da nova rótula. Ao seu entorno, muitas devem ser as modificações para que o trânsito flua tranquilamente.


Uma das novidades, é a alteração do trânsito na Travessa Porto Alegre (ao lado da praça do Alvorada). Ela deixará de ser mão dupla e passará a ser de mão única, dano acesso para Loureiro da Silva, aos condutores que saem da rua Três de Outubro.

Também entre as novidades, está a construção de canteiros, que além de embelezar os arredores, irão auxiliar na orientação dos motoristas. Pelo projeto, um deles ficará junto da calçada, na esquina da rua João Brandão e o outro também será junto da calçada, mas na esquina com a rua Francisco Rosales Carmona. Além disso, serão construídos dois canteiros em formato semelhante a triângulos, em pontos específicos, que terão a finalidade de auxiliar na orientação do trânsito.

A obra ainda contemplará uma extensa faixa de pedestres, com o intuito de dar mais segurança para quem precisa atravessar a via. Ela ficará junto ao acesso da travessa Porto Alegre.

Também está prevista no projeto, a desapropriação de uma área na Rua João Brandão que também deverá receber pavimentação asfáltica, que favorecerá o acesso para a Avenida Antônio Duro. Esta iniciativa promete ser benéfica, principalmente aos veículos de transporte coletivo, que precisam se deslocar rumo a Rodoviária Estadual de Camaquã.


Há uma expectativa de que as obras sejam concluídas ainda neste primeiro semestre de 2022. A duração da obra depende, entre outros fatores, que as condições climáticas sejam favoráveis para a execução dos trabalhos.

Texto: Gil Martins/Acústica FM