Saúde

ESTE é o sintoma número 1 de tumor cerebral que as pessoas ignoram

Entenda a opinião dos médicos
Por: Acústica FM
Publicado em: 05/08/2022 às 18h59
ESTE é o sintoma número 1 de tumor cerebral que as pessoas ignoram Divulgação

Como o cérebro humano é tão complexo e envolvido com as funções de longo alcance do seu corpo – como visão, pensamentos, habilidades motoras e muito, muito mais – faz sentido que os problemas com esse órgão notável possam se manifestar de forma muito diferente, e às vezes sutis , sintomas. Perder a capacidade de ouvir de uma forma muito específica , por exemplo, pode ser sinal de um tumor cerebral. Há um sintoma, no entanto, que muitas pessoas podem ignorar, e que os médicos dizem que pode ser preocupante. Continue lendo para descobrir um sinal de alerta sério de um tumor cerebral que é comumente ignorado e como saber se você deve se preocupar se isso acontecer com você.

O termo "tumor cerebral" não se refere a apenas um tipo de tumor. "Existem mais de 120 tipos diferentes de tumores que podem se desenvolver no cérebro, dependendo do tecido de onde eles surgem", relata a Johns Hopkins Medicine, que observa que aproximadamente 30 em cada 100.000 adultos nos EUA desenvolvem tumores do cérebro e do sistema nervoso. sistema em algum momento de suas vidas.

Enquanto algumas pessoas equiparam tumores cerebrais com câncer, apenas cerca de um terço dos tumores cerebrais são cancerígenos. “Mas, sejam eles cancerígenos ou não, os tumores cerebrais podem afetar a função cerebral e sua saúde se crescerem o suficiente para pressionar os nervos, vasos sanguíneos e tecidos circundantes”, alerta a Cleveland Clinic.

Seu cérebro pode enviar sinais de alerta sobre um tumor de várias maneiras. “Alguns sintomas comuns de tumores cerebrais incluem dor de cabeça, dificuldade de memória, alterações de personalidade, alterações na fala, má tomada de decisão, fraqueza, alterações sensoriais e fadiga, apenas para citar alguns”, diz Eva Shelton , MD, internista em Harvard/Brigham e Hospital da Mulher e desenvolvedora de conteúdo na Mochi .

Os sintomas sensoriais incluem uma sensação de formigamento e dormência no rosto, braços, mãos, pernas e pés, de acordo com os especialistas do Moffitt Cancer Center. "A dormência e o formigamento causados ​​por um tumor cerebral tendem a afetar apenas um lado do corpo", explicam. "O local da dormência e formigamento dependerá de onde o tumor está localizado no cérebro".

Mudanças de personalidade também podem ocorrer com um tumor cerebral. “Quando uma pessoa é diagnosticada com um tumor cerebral, mudanças de comportamento e pensamento ocorrem na maioria dos pacientes em algum momento durante o tratamento”, aconselha CancerCare. " Mudanças de comportamento podem incluir perda de memória leve, mudanças de humor ou explosões emocionais intensas."

Um sintoma comumente associado a tumores cerebrais é uma dor de cabeça, embora Lauren Schaff , MD, neuro-oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), aponte no site da MSK que, embora as dores de cabeça sejam muito comuns, os tumores cerebrais não são. "Todo mundo tem dores de cabeça em algum momento ", enfatiza Schaff. "Um tumor cerebral não vai se apresentar com uma única dor de cabeça que dura algumas horas e nunca mais volta." Ao mesmo tempo, "muitas pessoas sofrem de distúrbios primários de dor de cabeça, onde experimentam dores de cabeça frequentes", acrescentou Schaff.