Search
Camaquã
30°C
Camaquã
27°C
Oportunidade

Estado lança programa para gestantes em probreza extrema

Ação vai distribuir mais de 24 mil kits de enxoval para bebês que residam nos municípios que aderirem ao edital
Fonte: Ascom/RS
Fonte: Ascom/RS

O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (7/2), o programa Mãe Gaúcha, em solenidade realizada no Palácio Piratini. A ação vai distribuir 24,7 mil kits de enxoval para bebês a gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, que residam nos municípios que aderirem ao edital do programa. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador, Gabriel Souza, que coordena as ações pela primeira infância no âmbito do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), e do titular da Sedes, Beto Fantinel, além do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto, representantes da Assembleia Legislativa e outras autoridades.

O Mãe Gaúcha contemplará gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Programa Bolsa Família ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa. Também é necessário que as gestantes estejam com o pré-natal em dia. Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê, como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, além de uma bolsa maternidade.

Leite destacou a importância das políticas públicas de assistência social:

“O sentimento de proteção e cuidado que está sendo dado às mães será estendido a cada uma das crianças abrangidas pelo programa. A entrega do kit é também um incentivo para o cumprimento das agendas de pré-natal”, afirmou.

“Esse primeiro vínculo vai facilitar, inclusive, a inserção das famílias em outros programas que ajudam no desenvolvimento das crianças, como o Primeira Infância Melhor. Esta medida se soma a uma série de ações que estamos empreendendo para melhorar o desenvolvimento humano no Estado”, acrescentou o governador.

Fonte: Secom/RS