Search
Camaquã
21°C
Camaquã
21°C
COP10

Estado acompanha Conferência da OMS sobre o controle do tabaco

Em entrevista o representante do governo, Ronaldo Santini destaca a preocupação dos produtores rurais
Foto: Acústica FM
Foto: Acústica FM

Acontece no Panamá, a 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), nos dias 5 a 10 de fevereiro. Em entrevista para a Rádio Acústica FM, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini falou sobre a dificuldade de acesso da delegação brasileira imprensa na conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem o objetivo de estabelecer ações de controle do tabaco no mundo.

Segundo Santini, o Governo do Estado traz ao evento a preocupação dos produtores de tabaco, que representam uma parcela significativa da economia gaúcha. Ele reforça que há necessidade de um contraponto na conferência para buscar a viabilidade da produção.

Hoje, o tabaco ocupa o topo do ranking de culturas da agricultura familiar, com 65 mil produtores envolvidos na atividade, uma produção de 300 toneladas e receita de R$ 4,6 bilhões na safra 2022/23. Na área industrial, o tabaco responde por cerca de 25 mil empregos.

O secretário Ronaldo Santini destacou a importância da cadeia produtiva do tabaco para a economia e para os trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul. Após o encerramento dos trabalhos da COP10, ocorre, também no Panamá, a 3ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP3).

Confira a entrevista com o representante do Estado, Ronaldo Santini.

Tags: América do sul, Cop10, Panamá, Tabaco