603 mil mortes

Esposa de ex-professor da UFPel depõe na CPI da pandemia

Comissão Parlamentar do Inquérito ouve familiares de vítimas da covid-19
Por: Valesca Luz/Acústica FM
Publicado em: 18/10/2021 às 14h42
Atualizado em: 18/10/2021 às 16h10
Esposa de ex-professor da UFPel depõe na CPI da pandemia Edilson Rodrigues/Agência Senado

Familiares de vítimas do coronavírus, testemunharam durante a CPI da Pandemia nesta segunda-feira (18). De acordo com o Senado Federal, são convidados representantes de cinco regiões brasileiras, incluindo Rosane Brandão, que perdeu o marido, que era professor da Universidade Federal de Pelotas.

Durante o encontro nesta manhã, o integrante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Nelson Mussolini foi ouvido. A apresentação do voto do relator Renan Calheiros (MDB-AL) está mantida para o dia 19 de outubro. De acordo com dados nacionais, são contabilizadas mais de 603 mil mortes causadas durante a pandemia no Brasil.

Márcio Antonio Silva, que perdeu filho e uma irmã para a covid-19, entregou à CPI 600 lenços que foram hasteados na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em homenagem aos mortos pelo vírus no país. Os lenços também foram expostos em frente ao Congresso Nacional, na manhã desta segunda-feira (18).

A gaúcha Rosane Brandão, que perdeu o marido para a covid, entregou uma faixa pedindo justiça às famílias vitimadas pela pandemia. No momento do recebimento, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que os lenços simbolizam a responsabilidade que o colegiado tem para com as famílias.

— Hoje esse número de mortes, deixou de ser número e virou rosto.

Acompanhe ao vivo:

Quem foram os convidados depoentes:

* Norte: Mayra Pires Lima, enfermeira de Manaus. Perdeu a irmã, que deixou quatro filhos, por conta do colapso no fornecimento de cilindros de oxigênio em Manaus, no início deste ano;

* Nordeste: Giovanna Gomes Mendes da Silva, de 19 anos. Perdeu a mãe e terá a guarda da irmã de 10 anos, sendo a nova chefe da família; 

* Sudeste: Kátia Shirlene Castilho dos Santos. Perdeu pai e mãe. Ela acompanhou a mãe em sua internação na Prevent Senior, em São Paulo, e o tratamento com base no "kit covid";

* Sul: Rosane Brandão. Perdeu o marido, que era servidor da Universidade Federal de Pelotas (RS);

* Centro-Oeste: Arquivaldo Bites Leite. Em tratamento com graves sequelas. Por impedimento médico de viajar de avião, virá de carro com acompanhante.