Search
Camaquã
21°C
Camaquã
21°C
Educação

Enceja PPL registra mais de 1.400 pessoas aprovadas no Exame 2023

Resultado aponta uma alta de 124%, se comparado ao ano anterior
Foto: Divulgação/Susepe
Foto: Divulgação/Susepe

O Rio Grande do Sul registrou 1.435 pessoas privadas de liberdade aprovadas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023, assim ocupando a sexta posição nacional. Um aumento de 124% se comparado com o ano de 2022, com 640.

No total, 6.854 presos se inscreveram, e 4.809 realizaram o exame, cuja participação é voluntária e gratuita. Essa foi a edição com o maior número de inscritos e com a atuação mais abrangente das casas prisionais gaúchas. Em 2022, 5.253 apenados no Estado se inscreveram, ou seja, houve um aumento de 30,47%.

Os candidatos aprovados em todas as disciplinas irão receber o Certificado de Conclusão referente ao nível ao qual se inscreveram. Já 2.391 irão receber uma Declaração Parcial de Proficiência, pois alcançaram a nota mínima em uma das quatro provas, mas não em todas.

O Encceja é um exame nacional para a avaliação de pessoas que não concluíram os ensinos fundamental e médio em idade regular. Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o responsável pela elaboração do certame é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e as etapas de avaliação são aplicadas pelas secretarias de educação e pelos institutos federais.

Tags: Educação, Susepe