Search
Camaquã
22°C
Camaquã
22°C
Zona Sul

Ecosul lança proposta para prorrogar contrato de pedágio por até 15 anos na Zona Sul do RS

Projeto de alteração entrará em análise pelo Ministério dos Transportes
Foto: Divulgação | Ecosul
Foto: Divulgação | Ecosul

A empresa Ecosul, concessionária responsável pela administração de cinco praças de pedágio no sul do Estado, apresentou oito obras e alterações que entende que sejam suficientes para solicitar, novamente, a prorrogação do contrato que administra trechos da BR-116 e da BR-392.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

Dentre as principais alterações, envolvem a duplicação de oito quilômetros da BR-392 e a reforma da ponte de São Gonçalo. Conforme a empresa, as intervenções seriam concluídas até 2027.

Com isso, o contrato seria ajustado para os mesmos parâmetros dos atuais que a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) têm. O indicador de reajuste tarifário também seria alterado para o IPCA ao invés da atual fórmula que, historicamente, reajusta o valor acima da inflação. Os trechos concedidos da BR-116 e da BR-392 receberia cobertura total de câmeras de monitoramento e internet.

Não há confirmação da empresa, mas segundo informações, o valor do pedágio cairia de R$ 15,20 para R$ 11. A proposta está em análise no Ministério dos Transportes. Caso haja entendimento que a proposta é vantajosa, esta solicitação será encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU), que pode ou não aceitar o projeto.

Tags: pedagios, Trânsito, Zona Sul