Cultura

Documentário: Quem é o refugiado de ‘Fuga’ que abre o festival É Tudo Verdade

História será exibida às 21h na abertura da 26ª edição nesta quinta-feira (08)
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Divulgação / É Tudo Verdade
Publicado em: 08/04/2021 às 10h21
Atualizado em: 12/08/2021 às 14h18
Documentário: Quem é o refugiado de ‘Fuga’ que abre o festival É Tudo Verdade

A história de um refugiado afegão marcada pela brutalidade política e homofobia virou animação e abre a 26ª edição do festival “É Tudo Verdade” nesta quinta-feira (08). O documentário ‘Fuga’ de, Jonas Poher Rasmussen, conta a história de um homem que possui um passado complicado.

Entre a infância e adolescência conviveu com governos violentos, ausência do pai e terrorismo causando a fuga desesperada para salvar a própria pele. A partir de traços e depoimentos do protagonista, o cineasta conta na animação a história do homem a partir de suas memórias vividas nos anos 1980 e 1990.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Após o sumiço do pai precisou viver uma mudança abrupta com a mãe e irmãos da Dinamarca para a Rússia onde moravam clandestinamente, pela falta de documentação. O documentário aborda a história de refugiados na Europa e as crises migratórias da última década.

O documentário tem grandes chances de entrar na categoria Melhor Documentário no Oscar 2021. O Festival “É Tudo Verdade” mostra nesta quinta (08), às 21h em formato remoto na plataforma digital Looke. Serão exibidos 69 filmes de 23 países até o próximo dia 18 de abril. Fuga foi eleito o melhor documentário do Festival de Sundance deste ano.