Serviço

CPF infantil: saiba como fazer o CPF de crianças. Documento é necessário para vacinação contra covid-19

Camaquã possui aproximadamente 6.600 crianças que poderão receber a imunização
Por: Gil Martins
Publicado em: 14/01/2022 às 14h41
Atualizado em: 14/01/2022 às 14h53
CPF infantil: saiba como fazer o CPF de crianças. Documento é necessário para vacinação contra covid-19 Foto: Divulgação

Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (14) a Rádio Acústica FM, a Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã, confirmou que na semana que vem inicia a imunização contra covid-19 para crianças de 5 anos completos até 11 anos 12 meses e 29 dias que apresentem alguma das comorbidades elencadas ou deficiência permanente com comprovação. Este será o primeiro grupo de crianças que irá receber a aplicação das doses.

- Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

No entanto, é necessário que os pais ou responsáveis estejam atentas sobre as formas com que ocorrera a vacinação para este publico especifico. A vacinação para crianças ocorrerá a partir da próxima quarta-feira (19).

- Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

De acordo com a prefeitura, será disponibilizada uma sala exclusiva para a vacinação contra a Covid-19 infantil, anexada a sala de vacinas localizada no prédio da Secretaria Municipal da Saúde, fundos do prédio da Previdência Social. Todas as crianças, após a aplicação do imunizante, terão que ficar no entorno da unidade (pracinha) em torno de 20 minutos. Caso haja alguma reação, a equipe da secretaria estará próxima para atender, mesmo sendo raras situações de reação.

- Toque aqui e confira nossas reportagens e os programas da Acústica em nosso canal no YouTube

Camaquã possui aproximadamente 6.600 crianças que se enquadram nesta faixa etária, as quais serão vacinadas com a apresentação de número de CPF e nome completo, para que sejam cadastrados no sistema do Ministério da Saúde. Lembrando que terá que estar acompanhado de responsável munido de documentação e informação de número de telefone para contato.

Como tirar CPF para um menor de idade?

A obtenção de um CPF infantil é simples, já que pais ou responsáveis podem emitir o documento para crianças e adolescentes de qualquer idade. Para realizar a tarefa, é necessário apresentar um documento de identidade com foto do adulto.

Além disso, você deve mostrar o RG ou certidão de nascimento do menor. No caso de responsáveis que não sejam os pais, é preciso também apresentar um documento que comprove a tutela ou guarda judicial.

É possível fazer a solicitação presencialmente nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa.

Documento para solicitar CPF de um menor de 16 anos de idade:

- Documento de identificação oficial com foto do solicitante (um dos pais, tutor, ou responsável pela guarda); e
- Documento que comprove tutela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, do incapaz.

A inscrição de um novo CPF também pode ser feita pelainternet tocando aqui