Receitas

Como cozinhar sem desperdício? Confira receitas de inverno nutritivas e saudáveis

Saiba como manter uma alimentação saudável e equilibrada apesar da pandemia
Por: Marina Goulart / Moglia Comunicação Empresarial
Publicado em: 06/08/2021 às 14h52
Atualizado em: 12/08/2021 às 14h18
Como cozinhar sem desperdício? Confira receitas de inverno nutritivas e saudáveis

Mais do que nutrir, os alimentos que costumamos comer no inverno também exercem a função de ajudar a aquecer o corpo. Bebidas e comidas quentes, como caldos, sopas e chás, são uma boa pedida para os dias mais frios. Porém, não podemos esquecer de outros hábitos importantes para manter uma alimentação saudável e equilibrada, como a ingestão de água e o consumo de frutas, verduras e legumes.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Para ajudar nessa missão, a nutricionista do Programa Mesa Brasil Sesc Priscilla Rohmann apresenta receitas de pratos que, além de serem nutritivos, contribuem para a diminuição do desperdício de comida, ao promover o aproveitamento integral de alimentos. “Quando usamos partes não convencionais de frutas e hortaliças, como cascas, talos, folhas e sementes, além de poupar dinheiro e recursos naturais, conseguimos dispor de nutrientes, vitaminas e minerais que estão nesses componentes e seriam descartados”, explica Priscilla. Confira abaixo algumas receitas.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui!

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Receitas de inverno - Mesa Brasil Sesc

RISOTO ROSADO

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de cebola picada

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de azeite

2 xícaras (chá) de arroz

1 xícara (chá) de talo de beterraba picado

1 xícara (chá) de casca de cenoura picada

1 xícara (chá) de rama de cenoura picada

1 xícara (chá) de tomate picado

5 xícaras (chá) de água

Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione os demais ingredientes, deixando a água por último. Coloque a água toda de uma vez e deixe no fogo até cozinhar. Verifique o sal. Sirva quente.

 

CREME DE MANDIOCA COM AGRIÃO

 

Ingredientes:

2 kg de mandioca

4 litros de água

4 cebolas grandes picadas

3 colheres (sopa) de açafrão-da-terra

6 dentes de alho amassados

1 molho de agrião picado (com o talo)

1 colher (sopa) de óleo

 

Modo de preparo:

Descasque e fatie a mandioca. Refogue o alho e a cebola no óleo. Acrescente a mandioca, o açafrão e adicione água. Cozinhe a mandioca até ficar macia. Processe tudo, ainda morno, até formar um creme liso. Adicione o agrião. Ferva por 5 minutos, mexendo sempre. Sirva ainda quente.

 

CHÁ DE FRUTAS

Ingredientes:

1 maçã com casca

Cascas de 1 abacaxi

1 laranja com casca

1 xícara (chá) de açúcar

2 cravos-da-índia

Canela em pau a gosto

1 litro de água

Opcional: erva-doce, cidreira ou camomila

 

Modo de preparo:

Lave bem as frutas e corte em pedaços. Em uma panela, leve ao fogo médio o açúcar, o cravo e a canela para caramelizar. Acrescente as frutas e a água e deixe cozinhar. Adicione o chá de sua preferência (opcional), desligue o fogo e deixe descansar com a panela tampada. Coar.


CUQUINHA DE BERGAMOTA

Ingredientes

Gomos de 3 bergamotas grandes

1 xícara (chá) de farinha de arroz

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

¾ xícara (chá) de suco de bergamota

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

3 ovos

1 colher (café) de canela em pó

¼ colher (café) de noz moscada ralada

½ colher (café) de raspas de casca de bergamota


Modo de preparo:

Reservar os gomos da bergamota. Bater todos os outros ingredientes no liquidificador. Misturar os gomos da bergamota na massa e assar em forma retangular untada, em forno pré-aquecido por 35 minutos.


FEIJOADA DIFERENTE

Ingredientes:

2 ½ xícara (chá) de feijão preto

Água o suficiente

2 colheres (sopa) de óleo

200 gramas de acém em cubos

200 gramas de pernil em cubos

1 ½ xícara (chá) de cenoura em cubos

1 ½ xícara (chá) de beterraba em cubos

½ xícara de aipim em cubos

1 xícara (chá) de tomate

1 xícara (chá) de cebola

4 dentes de alho

Sal a gosto

Louro a gosto

 

Modo de preparo:

Deixe o feijão preto de molho na véspera. Doure a carne bovina e a suína, reserve. Coloque para cozinhar o feijão. Acrescente as carnes. À parte, cozinhe separadamente todos os legumes, “al dente”, exceto o tomate. Em seguida, adicione os legumes cozidos no feijão com as carnes. Em uma panela, doure a cebola e o alho no óleo. Tempere a feijoada e adicione o tomate e os temperos a gosto. Acerte o sal. Sirva quente.