Nenhuma Casa sem Banheiro

Cerca de 11 mil casas não possuem banheiros no RS, declara presidente do CAU

Responsável pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo detalhou projeto para famílias de baixa renda
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Valesca Luz / Acústica FM
Publicado em: 07/07/2021 às 11h48
Atualizado em: 12/08/2021 às 16h14
Cerca de 11 mil casas não possuem banheiros no RS, declara presidente do CAU

A principal recomendação da pandemia é ficar em casa e lavar as mãos, no entanto de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 11 mil residências não possuem ao menos um banheiro no Rio Grande do Sul. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva, pontuou o projeto especial “Nenhuma Casa sem Banheiro”, durante entrevista nesta quarta-feira (07) na Acústica FM.

> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui!

A proposta tem como objetivo promover melhorias sanitárias domiciliares para 11 mil famílias de baixa renda no Estado. O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à Covid-19 lançadas pelo Conselho em 2020, com apoio na Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei nº 11.888/2008).

Conforme o presidente, assim como educação e saúde, as comunidades possuem direito à moradia através de um sistema público de habitação: “grande parte da não tem água potável”, declara. O projeto que conta com o apoio de 60 arquitetos poderá executar a construção de 300 banheiros em casas da Região Metropolitana.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Municípios que desejam cadastrar famílias devem manifestar interesse através de edital. O projeto conta com a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, da Secretaria de Planejamento e Gestão e de Apoio aos Municípios; da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), além de contar com o apoio de outras instituições, como o Ministério Público Estadual e Federal, a Defensoria Pública e o Ministério Público de Contas, para citar algumas.

Leia mais: Casa Saudável é tema em palestra na Assembleia de Verão da Famurs

Confira a entrevista na íntegra: