4 dicas para ter mais resultados no Instagram!

Por: Marketing
Publicado em: 28/01/2022 às 12h56

1 – Lembre-se do conceito de rede social

Você já parou para pensar no conceito de rede social?

Ao longo dos dias, talvez isso passe despercebido, mas este é um conhecimento que faz toda a diferença durante o caminho para atingir suas metas.

O Instagram é uma rede social, isso significa que ele funciona como uma teia de conexões entre pessoas, uma verdadeira fonte de interações.

É, também, desta forma que o algoritmo dele age, com base no engajamento, o que inclui comentários, compartilhar, salvar, responder directs e stories, e tudo mais.

Quando se tem essa clarividência, as estratégias são traçadas com humanidade, facilitando até mesmo a delimitação da persona.

Então, vamos pensar com calma, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e, naturalmente, tem um grande fluxo de nichos mercadológicos na plataforma.

Desta forma, cria-se uma comunidade interna, onde cada um possui um papel, em que você também faz parte e precisa descobrir qual é o seu para que não seja negligenciado.

É importante que a sua empresa reconheça qual é a colaboração dela na vida daqueles usuários que a seguem no Instagram.

2 – Tenha conteúdos exclusivos

As pessoas querem mais todos os dias!

É óbvio que você já sabe disso, mas até que ponto você está realmente se envolvendo com esta ideia?

Ganhar um novo seguidor significa mais um número creditado ao seu perfil, mas também significa mais uma mente que considera seus conteúdos agregadores de alguma forma.

Então, toda vez que uma pessoa te segue, na verdade, você acaba de conquistar mais uma oportunidade de se mostrar incrível na web.

Explorar as possibilidades imagéticas no Instagram deve ser algo muito desenvolto e intuitivo. Por isso, sempre faça testes para saber se está no melhor caminho.

O que eu quero dizer com tudo isso é: desenvolva conteúdo exclusivo. Esta é uma das ações de marketing no Instagram que funciona.

A aplicação de promoções com recompensas únicas para quem te segue, por exemplo, é uma prova de que você valoriza esta parcela do seu público.

Essa valorização está diretamente ligada ao gatilho mental da reciprocidade, onde você oferece uma recompensa aos seguidores quase que sem motivo aparente.

É uma estratégia extremamente eficaz em expressar valor e incorporar conceitos do branding digital. É como se você estivesse dizendo: “Ei, gratidão por você existir”.

Isso deixa o seu público feliz e com sentimento de empatia pela marca. Afinal, quem não gosta de ser notado?

No entanto, não adianta apenas construir conteúdos maravilhosos e não ter um monitoramento adequado. Sendo assim, é de vital importância analisar métricas, impulsionar publicações, alinhar com outras redes sociais e corrigir quando necessário.

3 – Seja verdadeiramente presente

As relações interpessoais precisam de presença, não é diferente com marcas e clientes.

Existem variadas formas de se fazer presente com ações de marketing no Instagram, as duas principais dela são: Feed e Story regular.

Ter um feed organizado é como um cartão de visita do seu perfil social, incluindo uma boa biografia, claro.

harmonização das suas publicações é importante não apenas para ficar mais bonito aos olhos de quem vê, mas também é uma estratégia para prender a atenção dos usuários.

Isso contribui para o aumento de visitas em seu perfil, maior compartilhamento de conteúdos e mais informações cativantes, o que, consequentemente, faz a sua popularidade crescer.

Portanto, estabeleça uma regularidade de posts e procure manter um padrão na identidade visual da sua empresa.

Para que seus resultados sejam ainda mais satisfatórios, atrele a estratégia do feed aos stories.

A área dos stories do Instagram é totalmente privilegiada quando o assunto é direcionamento de atenção.

Logo de cara, no painel inicial, é possível identificar os convidativos círculos coloridos na barra superior do feed.

Esta posição é, considerando a nossa forma de leitura, a primeira coisa a ser vista.

Além do mais, os stories já passaram da marca de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, ou seja, o seu público, ou pelo menos parte dele, também está lá.

Tendo o prazo de 24 horas de validade, este é o campo perfeito para você produzir conteúdos todos os dias e gerar uma fidelidade na audiência.

Funciona como um canal de notícias sobre os bastidores, trechos de vídeos, anúncios dinâmicos, comunicação direta e resposta rápida.

E ainda possibilita que você redirecione seus seguidores com links externos, publicações do feed, dicas de série, músicas e até links internos do seu canal do IGTV.

4 – Seja referência

Conquistar autoridade em um determinado assunto é mais que dominar o que se fala, também envolve saber a melhor forma de dizer.

Para que as pessoas te façam uma referência sobre algo, você precisa conhecer bem o seu público e exercer as melhores técnicas para compartilhar tal conhecimento.

A forma mais eficaz de estabelecer tais ações de marketing no Instagram é dando dicas, respondendo comentários e directs, ouvindo críticas e as respeitando.

Seus seguidores precisam de acolhimento, somente assim eles irão sentir que podem confiar na sua marca.

Então, saiba respondê-los na mesma linguagem deles e evite conflitos.

Tente intercalar em suas publicações, vez ou outra, citações ou frases inspiradoras de grandes nomes do seu segmento. Assim você impacta a audiência e ainda denota um vínculo de respeito.