Seu cliente não quer comprar ou você não sabe vender?

Por: Marketing
Publicado em: 28/01/2022 às 12h54

É importante estar sempre atento às necessidades do seu público alvo quando o assunto é vendas. Mas você sabe quem é o seu público alvo?

Quem é seu público alvo?
Antes de bolar qualquer estratégia de vendas e de comunicação é importante conhecer o seu público alvo, para compreender as necessidades e problemas dos seus consumidores. Dessa forma, será possível saber exatamente o que ele quer.

O público alvo exerce uma influência significativa em como, quando, que horas e onde comunicar. Para analisar você pode se fazer as seguintes perguntas: O público alvo é novo é novo na categoria ou já é um usuário atual? É um usuário assíduo ou esporádico? A estratégia de comunicação precisará levar em consideração o uso e fidelidade envolvidos.

Conheça os medos e desejos do seu cliente

Após conhecer o seu público alvo, é preciso conhecer o interesse, medos e desejos do seu cliente para saber como fazer a venda do seu produto ou serviço. O que você vende é interessante para ele? Ele precisa de você? Se o seu produto não atende a necessidade do seu público alvo, você pode descobrir porquê.

Antes de definir qualquer plano de ação é importante que você se questione e risque todas as suas dúvidas. Tendo essas informações, você terá maior poder de argumentação e persuasão na hora da venda.

Desenvolva estratégias assertivas
Após conhecer o seu público alvo, o que ele gosta, seus problemas e como ele consome, você já pode desenvolver uma estratégia para conseguir atingir seus objetivos e metas. O erro de muitos empreendedores é querer atingir públicos variados com a mesma estratégia e por isso, é importante ter bem claro, as diferenças entre o seu público.

É fundamental fazer testes para perceber o que dá certo para a sua marca e o que não funciona. Defina o melhor método para atingir o seu cliente, baseado em estudos sobre as características dele.

Agregue valor
Após ter todas as respostas acima, você deverá ter em mente que precisará se diferenciar dos seus concorrentes. De que forma você pode agregar valor para sua marca e para seu cliente? Seu serviço é muito bom além do seu produto? Então foque nas suas competências positivas acima da média.

Conheça a sua marca para saber seus pontos positivos e negativos e trabalhe-os sobre as oportunidades de mercado. Você precisa ter confiança na qualidade do que você oferece ao seu público e como pode enfatizar suas competências. Dessa forma, o cliente saberá que está investindo e recebendo valor para ele e não, preço.

É importante estar sempre atento às necessidades do seu público alvo quando o assunto é vendas. Mas você sabe quem é o seu público alvo?

Quem é seu público alvo?
Antes de bolar qualquer estratégia de vendas e de comunicação é importante conhecer o seu público alvo, para compreender as necessidades e problemas dos seus consumidores. Dessa forma, será possível saber exatamente o que ele quer.

O público alvo exerce uma influência significativa em como, quando, que horas e onde comunicar. Para analisar você pode se fazer as seguintes perguntas: O público alvo é novo é novo na categoria ou já é um usuário atual? É um usuário assíduo ou esporádico? A estratégia de comunicação precisará levar em consideração o uso e fidelidade envolvidos.

Conheça os medos e desejos do seu cliente

Após conhecer o seu público alvo, é preciso conhecer o interesse, medos e desejos do seu cliente para saber como fazer a venda do seu produto ou serviço. O que você vende é interessante para ele? Ele precisa de você? Se o seu produto não atende a necessidade do seu público alvo, você pode descobrir porquê.

Antes de definir qualquer plano de ação é importante que você se questione e risque todas as suas dúvidas. Tendo essas informações, você terá maior poder de argumentação e persuasão na hora da venda.

Desenvolva estratégias assertivas
Após conhecer o seu público alvo, o que ele gosta, seus problemas e como ele consome, você já pode desenvolver uma estratégia para conseguir atingir seus objetivos e metas. O erro de muitos empreendedores é querer atingir públicos variados com a mesma estratégia e por isso, é importante ter bem claro, as diferenças entre o seu público.

É fundamental fazer testes para perceber o que dá certo para a sua marca e o que não funciona. Defina o melhor método para atingir o seu cliente, baseado em estudos sobre as características dele.

Agregue valor
Após ter todas as respostas acima, você deverá ter em mente que precisará se diferenciar dos seus concorrentes. De que forma você pode agregar valor para sua marca e para seu cliente? Seu serviço é muito bom além do seu produto? Então foque nas suas competências positivas acima da média.

Conheça a sua marca para saber seus pontos positivos e negativos e trabalhe-os sobre as oportunidades de mercado. Você precisa ter confiança na qualidade do que você oferece ao seu público e como pode enfatizar suas competências. Dessa forma, o cliente saberá que está investindo e recebendo valor para ele e não, preço.