Blogs

Publicado em 01/11/2019

Nada está perdido! Olha eu aqui, num interminável processo formiguinha

Por: Simone Cortez

Você alguma vez já sentiu que a sua carreira profissional está meio empacada?Que suas ações no trabalho parecem não ajudar em nada para uma promoção? As horas extras e o aumento de sua produtividade na empresa não geram frutos?

Um detalhe interessante foi a leitura ter ocupado a sétima colocação no tempo livre fora das obrigações, resposta a de recente pesquisa em que os brasileiros não leem por falta de tempo, permanecendo atrás de assistir à televisão, ficar nas redes sociais, descansar e escutar música. Fácil perceber que, o verdadeiro problema não é esse, e sim a falta de interesse.

Desde a juventude, as leituras compulsórias se transformam em longos cálices amargos de se beber, Carlos Drummond de Andrade já disse: "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede". Verdade é que essa insuficiência de informações tem gerado complicações na escrita, incapacidade argumentativa para embasar opiniões próprias, lesando a formação do senso crítico. Uma vergonha que, no Brasil, somos tachados de país do “achismo”, todo mundo acha alguma coisa sobre tudo, mas não fundamenta com nada. Por exemplo, os absurdos nas redes sociais em épocas de eleição revela historiadores, filósofos e socialistas contando uma nova “estória” estranhamente não narrada nas escolas. Oh leitura, cadêvocê!?

Nada está perdido! Olha eu aqui, num interminável processo formiguinha, tenhomuito para ler e aprender, correndo atrás da máquina, pois lia na infância, aqueles cálices amargos e foi só quando adulta que peguei gosto. Deixo minha experiência como dica para começar: descubra os assuntos você gosta e organize metas ou horários estabelecidos, meia hora por dia para um livro bem legal (policial, romance, o que for, como se fosse um filme ou uma série), garanto que você se apegará da mesma forma. Detalhe: não troque de livro antes da 7ª página! Pura superstição! Ah e 15 minutos por dia, leia algo relacionado a sua profissão, religiosamente.

Nossa imaginação nos leva mais longe do que nossos olhos podem ver! Seja formador de opinião. Abra a mente! Todos nós somos capazes de fundamentar!

Dilemasdomundomoderno

Deixar um comentário