Entretenimento

A EA Sports está encerrando sua parceria com a FIFA, renomeando a franquia de jogos de futebol

Entenda
Por: Acústica FM
Publicado em: 10/05/2022 às 20h27
A EA Sports está encerrando sua parceria com a FIFA, renomeando a franquia de jogos de futebol Divulgação

Quando as pessoas dizem FIFA, elas pensam em uma de duas coisas: o órgão governante do futebol mundial ou o videogame de futebol. Os dois se tornaram onipresentes com o nome FIFA. No entanto, uma mudança sísmica no mundo dos videogames e no léxico cultural está prestes a ocorrer, pois a Electronic Arts está encerrando a parceria com a FIFA . Os jogos de futebol anuais serão renomeados para EA Sports FC .

Em um comunicado de imprensa anunciando o rebranding, Cam Weber, vice-presidente executivo da EA Sports, comemorou os 30 anos de história da franquia e falou de uma "nova era" que o desenvolvedor quer "levar as experiências globais de futebol a novos patamares. A EA também garantiu fãs que todos os modos de jogo mais conhecidos da franquia, como Ultimate Team, Career Mode, VOLTA e mais, permanecerão com a EA Sports FC neste novo futuro, bem como suas parcerias com as maiores ligas de futebol do mundo, como Premier League, Bundesliga, MLS, LaLiga e mais de 300 outros parceiros de licença.

A possibilidade de separação da EA e da FIFA tem sido especulada há algum tempo com as duas entidades publicamente em desacordo sobre a negociação de novos acordos comerciais. Houve relatos anteriores de que a Electronic Arts registrou o título "EA Sports FC" com as possibilidades que vão desde um novo modo de jogo, um modo free-to-play ou, como o anúncio de hoje confirma, uma nova marca da franquia. Em seguida, havia rumores de que o órgão regulador da FIFA estava pedindo US $ 1 bilhão a cada quatro anos para que a EA tivesse permissão para exibir o nome e o logotipo da FIFA na caixa. Também foi relatado que a FIFA está procurando expandir seu alcance direto para os espaços digitais, como esports e NFTs por conta própria.

Os videogames de futebol estão passando por um abalo, já que o UFL free-to-play parece entrar no mercado e garantiu direitos de marca e imagem para jogadores como Cristiano Ronaldo e clubes como Borussia Monchengladbach e West Ham United. A série eFootball renomeada da Konami também é gratuita, mas teve grandes problemas na transição para o novo modelo. O EA Sports FC ainda será o jogo principal da mistura, mas entra em território desconhecido em busca de uma nova identidade.

Será interessante ver quanto das licenças para times e jogadores que a EA poderá reter sem a entrada direta da FIFA , embora tenha sido dito que coisas dessa natureza são acordadas por meio de um acordo diferente e podem ser misturadas em algum lugar com os 300 parceiros de licença da EA alegaram que estão avançando.

O EA Sports FC chega em julho de 2023.