Tecnologia

A data de lançamento do iOS 15 foi hoje: tudo o que você precisa saber antes de atualizar seu iPhone

Finalmente, não?
Por: Daniel Larusso / Acústica FM
Publicado em: 20/09/2021 às 20h12
A data de lançamento do iOS 15 foi hoje: tudo o que você precisa saber antes de atualizar seu iPhone Divulgação

O iOS 15 da Apple chegou. Após o evento do iPhone 13 da Apple  na semana passada, a gigante da tecnologia revelou que o iOS 15 estará disponível para download gratuito na segunda-feira, junto com o iPadOS 15 . No evento, também vimos quatro modelos de iPhone 13 , novos iPads e o  Apple Watch Series 7,  todos estreados. 

Não deve ser confundido com o lançamento do iOS 14.8 da semana passada , que abordou um problema de segurança, o iOS 15 traz novos recursos para várias gerações do iPhone.

Demos uma olhada pela primeira vez na atualização do iOS 15 da Apple  na conferência mundial de desenvolvedores virtual da empresa  em junho, seguida por um beta de desenvolvedor e, em seguida, um beta público. (Veja como fazer o download do iOS 15 agora , por que você pode querer esperar para fazer o download do iOS 15 e como verificar se o seu telefone pode executar o iOS 15. ) 

Data de lançamento do iOS 15: 20 de setembro

A Apple revelou inicialmente o iOS 15 em sua Conferência Mundial de Desenvolvedores anual em 7 de junho, como é típico. O novo sistema operacional foi disponibilizado pela primeira vez para os desenvolvedores testarem e tornou-se disponível para download como uma versão beta pública em 30 de junho. 

No evento do iPhone 13 em 14 de setembro, a Apple anunciou que o iOS 15 estaria disponível para download gratuito em 20 de setembro. 

Isso segue o padrão típico de lançamento do iOS da Apple, com o software normalmente chegando dentro de uma semana de um evento de lançamento do iPhone. 

E se você tem o mesmo iPhone desde 2015 ou mais tarde, provavelmente será elegível para receber o iOS 15. O iOS 15 da Apple está disponível no iPhone 6S e em todos os iPhone posteriores.

Novos recursos do iOS 15

O iOS 15 da Apple tem vários novos recursos.

Aqui estão alguns dos novos recursos principais que vêm com o iOS 15, revelados na WWDC 2021. (E aqui está uma visão geral de todos os novos recursos do iOS 15. )

Atualizações do FaceTime: áudio espacial, suporte para Android e Windows

O FaceTime oferece áudio espacial para fazer com que as vozes das pessoas pareçam vir de suas posições na tela, tornando seus chats de vídeo mais naturais e realistas. O FaceTime também começará a se parecer mais com o Zoom , permitindo que você veja todos os participantes em uma visualização em grade, agende chamadas e compartilhe links para chamadas que podem ser acessadas via navegador em dispositivos Google Android e Microsoft Windows .

Recursos de compartilhamento do iMessage

O iOS 15 adiciona alguns novos recursos de compartilhamento do iMessage para fotos, artigos de notícias e listas de reprodução. Quando um amigo lhe envia várias fotos pelo iMessage, elas aparecem em uma formação de colagem dinâmica que permite que você as deslize ou toque para ver todas as fotos em seu aplicativo de fotos. Se quiser acessar as mesmas fotos mais tarde, você as encontrará armazenadas em uma nova pasta Compartilhado com Você, bem como misturadas com suas próprias fotos e memórias em destaque. Você também encontrará artigos de notícias e listas de reprodução compartilhadas por meio do iMessage nas novas guias Compartilhado com Você em seus aplicativos Notícias e Apple Music. 

Atualização do Apple Maps: dados 3D das ruas, rotas a pé AR e avisos meteorológicos

O Apple Maps recebe uma atualização  com mais dados de elevação, cores das estradas e direções, rótulos ricos, pontos de referência 3D e modo noturno aprimorado. Em termos de transporte público, você também pode fixar paradas de transporte público próximas e informações de estações em seus dispositivos iPhone e Apple Watch, e receber atualizações e notificações automáticas conforme você dirige e se aproxima de sua parada. Ao viajar a pé, um novo recurso de realidade aumentada permite que você escaneie edifícios próximos na área com a câmera do iPhone para determinar sua posição precisa para direções de caminhada mais precisas, que também são apresentadas em realidade aumentada.

O Maps também pode incluir avisos meteorológicos nas rotas sugeridas no iOS 15. Redditor ChrisSDreiling , que detectou a atualização no iOS 15 beta 3, diz que o Maps avisará se houver enchentes em sua viagem e sugerirá rotas alternativas para evitar condições climáticas extremas . Embora outros tipos de alertas meteorológicos não tenham sido mencionados na postagem de ChrisSDreiling, será interessante ver se mais avisos meteorológicos serão adicionados antes do lançamento geral do iOS 15. 

Selfies de reconhecimento facial para validar cartões de identificação digital no aplicativo Wallet

Na WWDC nesta primavera, a Apple anunciou que adicionará suporte a cartões de identificação para o aplicativo Wallet no iOS 15, permitindo que você carregue versões digitais de cartões de identificação emitidos pelo governo, como sua carteira de motorista  em seu iPhone. O recurso de ID não está no lançamento inicial do iOS 15 e ainda não está claro como exatamente funcionará. (Também será apenas para usuários dos EUA .) De acordo com o código descoberto por 9to5Mac no iOS 15 beta 4 para desenvolvedores, a Apple pode estar usando selfies de reconhecimento facial para validar seus cartões de identificação digital ao adicioná-los à sua carteira. Alguns aplicativos bancários já usam esse recurso de validação de selfie para autenticar usuários ao fazer logon com novos dispositivos. 

Como você baixa o iOS 15?

Agora que o iOS 15 já está disponível, você provavelmente recebeu uma notificação da Apple informando que pode atualizar. Ou você pode fazer isso manualmente, indo para o  aplicativo Ajustes  >  Geral  >  Atualização de software e na seção Também disponível, toque em  Atualizar para iOS 15 . 

Se você já instalou o iOS 15 beta em seu telefone, pode desinstalá-lo antes de baixar a versão final do sistema operacional. Veja por que você pode querer esperar antes de instalar a versão completa do iOS 15 .