Quilombo dos Palmares

20 de novembro: Qual a importância do Dia da Consciência negra?

Conheça sete cantoras negras para celebrar a data
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Valesca Luz / Arquivo / Acústica FM
Publicado em: 19/11/2020 às 11h09
Atualizado em: 12/08/2021 às 16h14
20 de novembro: Qual a importância do Dia da Consciência negra?

Nesta sexta-feira (20) é recordado o Dia Nacional do Zumbi e Dia da Consciência Negra no Brasil. A data faz referência a morte de Zumbi, líder da comunidade Quilombo dos Palmares que ocorreu entre Alagoas e Pernambuco na Região Nordeste do país. A data é importante para debater as questões de desigualdades raciais e racismo ainda presente no país, por meio do passado escravocrata. Neste mês o programa Papo com Batom da Acústica FM, aborda sobre o protagonismo negro em diversas áreas, sempre às sexta-feiras às 19h. 

Receba outras informações no seu WhatsApp. Clicando aqui!

De acordo com informações do Brasil Escola, o líder foi morto, degolado, em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho aos 40 anos. Diversos estudos foram realizados para reconstrução da história negra no inicio da década de 1970, através dos membros do Movimentos Negro Unificado contra a Discriminação Racial.

Após a manifestação a data foi marcada para celebrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil, no final dos anos 70, após o declínio da ditadura militar e ascensão de movimentos sociais. Em algumas cidades brasileiras, o 20 de novembro, é feriado em razão da lei nº 12.519 no dia 10 de novembro de 2011, criada no governo de Dilma Rousseff. Os estados e municípios possuem autonomia para decretar feriado.

A luta antirracista na atualidade é combatida através da cultura, internet, rodas de conversas, livros, movimentos e ações, não mais caracterizado pelas guerras e confrontos físicos. Entre as vozes atuantes da representatividade feminina negra do Brasil é a escritora, Djamila Ribeiro, entre os representes destaca-se neste movimento o cantor, Emicida. Segundo Djamila em entrevista ao Roda Viva, ocorre a dificuldade de entender a democracia racial no Brasil: “empatia é uma construção intelectual, ocorre um processo de desconstrução racista para a vida inteira”, afirma.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Reivindicada pelo movimento negro é citado como símbolo de todas as conquistas como fruto das lutas, segundo informações do Brasil Escola. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil. Ele lutou contra a escravidão dos negros. De acordo com historiadores, sabe-se que Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo dos Palmares.

Conheça cinco cantoras negras para celebrar a data:

Elza Soares

Beyonce

Bia Ferreira

Alicia Keys

Ana Cléo:  Saiba quem é Anna Cléo, descoberta pelo programa Fátima Bernardes

Iza

Ludmilla:

Com informações do Brasil Escola.

Assista o último programa Papo com Batom clicando aqui!