07/02/2017 18h49 - Atualizado em 07/02/2017 18h50

Prêmio Sesc de Literatura 2017 revela novos escritores e movimenta mercado

Inscrições estão abertas até o dia 17 de fevereiro e podem ser realizadas via internet
Por: Usina de Notícias
Prêmio Sesc de Literatura 2017 revela novos escritores e movimenta mercado

Estão abertas, até o dia 17 de fevereiro, as inscrições para a 14ª edição do Prêmio Sesc de Literatura. A iniciativa tem a finalidade de estimular à produção literária nacional por meio da valorização de novos escritores e da renovação do mercado. O processo seletivo é realizado no site www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc/inscricao, dividido em duas categorias: Romance e Conto.

Em 2016, a premiação recebeu ao todo 1.503 inscritos e os livros vencedores foram: o romance “Céus e Terra”, do baiano Franklin Carvalho; e na categoria Conto com “Receita Para Se Fazer Um Monstro”, do pernambucano de 38 anos, Mário Rodrigues. Um código identificador é gerado automaticamente e, com esse, o inscrito poderá acompanhar o processo de avaliação, que também será virtual. Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site www.sesc.com.br/premiosesc

Para participar, os candidatos devem ter um livro inédito de romance ou contos para submeter à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Podem concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A coautoria é aceita na categoria romance e não serão aceitas inscrições de obras póstumas. A cada ano, são selecionados dois autores inéditos nas categorias Conto e Romance. Cada vencedor assina contrato de publicação com a editora Record, que será responsável pela distribuição comercial das obras com tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares. Além disso, os vencedores participam por um ano de programações culturais do Sesc em todo o Brasil. 

Sobre o Sesc – O Rio Grande do Sul tem aproximadamente 1,6 milhão de trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo, segundo a RAIS 2014, que aponta também a presença de 569 mil empresas no setor. Toda essa movimentação de trabalho e renda responde atualmente por 51% do PIB do Estado.

Para todos esses trabalhadores e empresários, o Serviço Social do Comércio desenvolve há 70 anos um trabalho focado no estímulo ao bem-estar social. Ações de saúde, cultura, esporte, lazer, ação social, educação e turismo são desenvolvidas pela Instituição nos 497 municípios gaúchos.

Desta forma, o Sesc/RS desempenha desde 1946 o papel social, assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Outras informações pelo www.sesc-rs.com.br

Deixar um comentário